quarta-feira, 30 de abril de 2014

TV Bem Baiano: envie sua sugestão!

Lançada em março deste ano, a TV Bem Baiano estreou com a exibição e divulgação de seu primeiro programa nas redes e mídias sociais do IF Baiano. A proposta da TV é se aproximar mais do estudante, mostrando as ações do cotidiano do Instituto, nas área de pesquisa, ensino e extensão.

Dois programas já foram exibidos, contando com mais de 1500 visualizações até o final de abril. Os temas abordados foram: Programa Segundo Tempo, Ciências sem Fronteiras, Assistência Estudantil, Nova Gestão e Acessibilidade e Inclusão. O programa tem o caráter informativo e conta com a participação de alunos, professores, servidores e pessoas da comunidade que estão direta ou indiretamente envolvidas com o tema.

Para definir a temática de cada programa, a Assessoria de Comunicação do IF Baiano realiza reuniões de pauta e acata sugestões da comunidade acadêmica. “É importante que toda comunidade acadêmica participe, mostrando as ações, as atividades e o cotidiano dos campi. De acordo com as demandas que forem surgindo poderemos aperfeiçoar com novas ideias ou novos formatos”, afirma Pollyanna Brasil, coordenadora do Programa e coordenadora de comunicação social do IF Baiano.

Os vídeos da TV Bem Baiano estão disponíveis na internet, através do canal do IF Baiano no Youtube (IFBaianooficial). “A ideia da TV Bem Baiano é ser, verdadeiramente, acessível, múltipla, enriquecedora e, também, divertida. Ela vai se modificando de acordo com o que nosso público desejar”, afirma Eduardo Silva, responsável pela direção do programa.

Portanto, se você tem alguma sugestão ou atividade que queira divulgar, pode encaminhar um e-mail para ascom@ifbaiano.edu.br.

E não se esqueça de curtir e compartilhar os vídeos!

Saiba mais:


 Confira os bastidores da TV Bem Baiano.




terça-feira, 29 de abril de 2014

Projeto resgata literatura popular do Vale do Jiquiriçá

Com um projeto que visa valorizar a literatura oral do território do Vale do Jiquiriçá, o professor Antonio Brito, do Campus Santa Inês, vem promovendo encontros entre estudantes e poetas orais da região. O projeto “Poetas Populares: vozes vivas da Vale” resgata a memória coletiva regional através da articulação das vozes poéticas.

O professor Brito conta que o projeto existe há cerca de 14 anos. Através da disciplina de literatura, eram feitas pesquisas sobre os escritores do Vale. “Nessas pesquisas, descobrimos que havia muitos poetas orais e de cordel”, afirma.

O professor e os estudantes Hermann Almeida, do curso Técnico em Alimentos, e Emanuelle Rocha, do curso Técnico em Agropecuária, desenvolvem estudos bibliográficos e biográficos dos escritores, além de acompanhamento de alguns poetas orais em uma de suas performances na zona rual de Jaguaquara. “O Vale é muito rico nas expressões culturais das poeticidades da voz”, afirma o professor.

Através do projeto, eles realizaram visitas à residências dos poetas, fizeram entrevistas e compuseram livretos. Além disso, puderam observar as performances poéticas. “Momentos em que poetas e público se encontravam no calor da voz e dos corpos dramatizados”, avalia Brito.

Com todo o trabalho de pesquisa, a equipe proporcionou apresentações nas escolas públicas de nível Médio com performances de poetas e lançamento dos livretos. “Acreditamos ser uma forma de intercâmbio cultural, de incentivo, de fermentação a movimentos no Instituto. Esse trabalho ajuda a reafirmar uma tendência da pós-modernidade: o retorno da voz e do gesto”, conclui.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Campus Senhor do Bonfim aponta alternativas para conviver com o semiárido

Convivência com o semiárido: este é o foco das atividades em Senhor do Bonfim. Desde 2010, o Campus vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão a fim de propor alternativas para famílias de baixa renda do semiárido baiano.

Neste ano, o projeto Sistemas produtivos com irrigação de baixo custo e com uso eficiente de água para agricultores de base familiar em assentamentos do semiárido”, liderado pelo pesquisador Eugênio Coelho, da Embrapa e pelo professor Alisson Jadavi, do IF Baiano, recebeu o Prêmio Mandacaru II, cujo tema foi “Água, Participação e Soberania Alimentar”.

O projeto, em parceira com a Embrapa, trata de questões técnico-científicas relacionadas à captação de água da chuva e “ocorre com participação dos agricultores de base familiar, o que permite considerar e potencializar as características locais nas suas dimensões econômica, social e ambiental”, esclarece o professor. (Saiba mais sobre o projeto)

De acordo com Jadavi, são realizadas investigações a respeito de tolerância de culturas ao déficit hídrico, adequação de sistemas de irrigação e comparação entre tecnologias de captação de água da chuva. Com o apoio financeiro recebido pela premiação (R$ 150 mil), o trabalho terá continuidade com a ampliação das áreas experimentais.

Especialização - O Campus oferece o curso de especialização em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos, cujas inscrições estarão abertas até o dia 06 de maio.

Para o coordenador de difusão da Pró-Reitoria de Extensão e professor do curso de especialização, Aurélio Carvalho, o curso promove o acesso a capacitação a pessoas distantes das capitais e grandes centros urbanos, “favorecendo a discussão e a produção científica com abordagens de problemáticas locais”. Já a professora Delka Batista diz que "considerando que o público que tem procurado a pós se estende por vários estados da Federação, torna a região com mais possibilidades de desenvolvimento das diversas esferas".

O coordenador da pós-graduação no Campus Senhor do Bonfim, Márcio Rios, diz que a proposta é que através do curso, sejam viabilizadas mudanças de hábitos, valores e atitudes acerca do tripé “homem-água-semiárido”. O público-alvo da especialização são os professores licenciados, que podem atuar como extensionistas na orientação de projetos com foco na sustentabilidade e convivência com o semiárido.

Fotos: Campus Senhor do Bonfim/ Alisson Jadavi 

Confira publicações sobre o tema:





terça-feira, 22 de abril de 2014

Grupo de Pesquisa em Agrotecnologia desenvolve trabalhos com licurí

'Eu sou eu e licurí é coco pequeno', lembra?”, pergunta o professor do IF Baiano, Fulvio Viegas, que desenvolve trabalhos com a planta, através do Núcleo de Pesquisa de Agrotecnologia para o Semiárido (Nupa). O ditado popular remete à cultura do semiárido nordestino e motiva o professor em suas pesquisas que se propõem a aproveitar os resíduos de licurí, transformando-os em alimentos para animais, através da “Torta de Licurí”.

Os trabalhos do Nupa são desenvolvidos nas áreas de alimentação, nutrição, qualidade, tecnologia e processamento animal. “Nossa meta é reduzir os custos da produção, precisamente nos gastos com ração, que é o fator que mais onera em uma produção”, explica o professor.

Em março, três trabalhos foram apresentados no II Simpósio de Avicultura do Nordeste, em João Pessoa, Paraíba. As pesquisas abordam o uso da torta de licurí na alimentação animal e suas influencias na qualidade desses animais. “Nos resultados obtidos observamos que substituir a soja e milho, que são ingredientes caros em uma ração, pela torta de Licurí é um desafio. No entanto, observamos, em resultados preliminares, que uma fração de 10% da torta Licurí pode ser utilizada em rações de frangos e codornas de corte”, conclui o professor.

Para o ex-aluno do IF Baiano e graduando em Engenharia Agronômica na Uneb, Damião Mendes, “os trabalhos de pesquisa é um momento oportuno em que pudemos atuar, fixar a teoria junto a prática junto ainda em âmbito escolar, academia ou instituto”. Ele diz que o estudante que participa de pesquisas de Iniciação Científica, torna-se um profissional diferenciado, com um conhecimento mais amplo e “quem vai identificar isso é a empresa contratante”, conclui.

Sobre as pesquisas, o professor Fulvio acrescenta que “já temos quase totalmente a composição nutricional da Torta de Licurí, o que permite um avanço, deixando o nosso trabalho bastante completo”. Ele ainda pretende lançar junto ao Nupa um manual para os produtores do semiárido nordestino, para que eles deixem de “usar a torta de forma empírica para usar esse rico resíduo de forma técnica, reduzindo o problema da falta de alimentos durante a seca”, conclui.

Saiba Mais:
 Alunos parcipam do II Sane 

terça-feira, 15 de abril de 2014

Estudantes do Campus Mangabeira organizam o grêmio

É no final deste mês que deverá ocorrer, no Campus Governador Mangabeira, a primeira eleição para diretoria do Grêmio. O estatuto da entidade foi aprovado pela maioria dos presentes, totalizando 137 votos, na I Assembleia Geral, que ocorreu no campus no início de abril.

Jeferson Santos, estudante do curso de Manutenção e Suporte em Informática e membro da comissão para instituir o grêmio, conta que o estatuto defende a democracia, a independência e respeito às liberdades fundamentais dos discentes, além de incentivar as atividades culturais integradas a comunidade. 
O estatuto do grêmio é nossa carta magna. As diretrizes darão um norte para se ter uma boa gestão com ênfase na aproximação com comunidade externa do instituto e enfatiza esta convivência direta, demonstrando atenção e respeito a seus costumes e/ou tradições”, afirma.

O grêmio do Campus Governador Mangabeira surgiu no final de 2012. Jeferson Santos conta que a motivação para criá-lo veio da necessidade de representatividade nas decisões que afetam a classe estudantil e a comunidade onde o campus está inserido. 
“Acreditamos na educação presencial e a distância e nas atividades externas. Temos a convicção de que as artes e o esporte são uma maneira de libertação e captação dos jovens para uma vida melhor. Esta é a nossa base e proposta para uma aproximação com a comunidade externa”, afirma.

De acordo com a Comissão do Grêmio, durante a Assembleia, estiveram presentes os professores Josimar Santos, Olinson Coutinho, Joeliton Souza, representantes da direção do Campus e o ex-presidente do Conselho Estadual de Juventude da Bahia, Juremar Oliveira. O lançamento do edital para inscrição das chapas que concorrerão a direção do grêmio está previsto para esta segunda quinzena de abril.

Fotos: Marcell Dionisio e Ingrid Ferreira

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Estudantes promovem dia de campo

Unindo aprendizado prático à responsabilidade social, alunos do curso Técnico em Alimentos, modalidade Proeja, e estudantes do Grupo de Estudos sobre Conservação do Solo, do Campus Santa Inês, promoveram um Dia de Campo, para cerca de 60 agricultores familiares. 

O tema da iniciativa foi “Horta Orgânica no Âmbito da Agricultura Familiar e Conservação dos Solos”.

Através de demonstrações práticas, os estudantes Karol Novaes, Edheize Silva, Laise e Ricardo Barreto apresentaram situações a respeito da cobertura do solo, enfatizando a necessidade de plantio e conservação das matas ciliares.

Outros temas abordados pelos estudantes foram técnicas para conservação de sementes, aproveitamento de resíduos agrícolas para produção de composto orgânico e a horta mandala, como item que integra produção animal e vegetal, com a produção de hortaliças, patos e peixes.

A iniciativa foi orientada pelos professores Aurélio Carvalho e André Leonardo Vasconcelos, com o apoio do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão. As atividades aconteceram na Mata dos Oitis,  Assentamento Pedrinhas, no Município de Ubaíra.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Jogos interclasse promovem integração no Campus Guanambi

Neste mês de março, a comunidade acadêmica do campus Guanambi esteve envolvida no III Jogos Interclasse 2014. Meses de treinamento e organização, além de resultarem em momentos exitosos de diversão e aprendizado, promoveram a interação entre os alunos dos cursos Técnicos, Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Proeja e Superior através das mais diversas modalidades esportivas: futsal, voleibol, basquete, handebol e dança.
Para a professora Tatiane Malheiros, “é irrefutável que a prática esportiva como instrumento educacional garante aos jovens o desenvolvimento integral de suas habilidades, capacitando-os para lidar com as necessidades e as expectativas de maneira disciplinar e coletiva”, afirma.
O evento é realizado com o apoio do Setor de Esporte, Lazer e Cultura (Selc) e visa o dialogismo entre formação educacional e práticas esportivas, a fim de promover o desenvolvimento humano e social. Tatiane conta que “os discentes e servidores demonstraram satisfação em acompanhar e participar das etapas desse campeonato que somou gols e pontos às redes e cestas das atividades pedagógicas desenvolvidas pelo campus”, conclui.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

IF Baiano participa de atividades ligadas ao Dia de Conscientização do Autismo

Em Senhor do Bonfim, estudantes e servidores do IF Baiano participaram de uma caminhada, promovida pela Associação de Crianças com Autismo de Senhor do Bonfim (ACASB), em comemoração ao Dia de Conscientização, em 02 de abril. O objetivo da caminhada foi alertar a população da necessidade de políticas públicas assistivas ao autista, bem como, socializar as lutas e conquistas dos envolvidos na causa.

Para Osvalmir Teles, coordenador do Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Senhor do Bonfim, eventos como este tem o importante papel de sensibilização da população acerca do autista.

No IF Baiano, o Napne está presente em cada campi para atender todos os estudantes com necessidades específicas, possibilitando o acesso, promovendo a permanência e a conclusão do curso com êxito. No Campus Senhor do Bonfim, o núcleo é constituído por uma equipe multidisciplinar, com Assistentes Sociais, Psicólogos e Psicopedagogos.

Além do IF Baiano, participaram da caminhada o Centro educacional Cenecista Professora Isabel de Queiroz, o Colégio Sacramentinas, o Instituto Psicopedagógico de Senhor do Bonfim e a Fundação de Assistência ao Menor.

Saiba mais:




------
Texto com informações da Ascom - Campus Senhor do Bonfim
Fotos: Maria de Fátima


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Estudantes viajam pelo Programa Ciência Sem Fronteiras

O mês de março foi especial para os estudantes Rone Kesley Barros da Rocha Silva, estudante de Engenharia Agronômica do Campus Guanambi - BA, e Cleiton Gaspar, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Catu, que embarcaram para os Estados Unidos como participantes do Programa Ciência Sem Fronteiras.
Rone irá para Oregon State University e Cleiton para Murray State University, localizada na cidade de Murray, em Kentucky. Cleiton diz que esta "é uma experiência nova de ver o outro lado.Trazer algo de fora para o Brasil, afirma.
Para o pai de Cleiton, Francisco Gaspar, o intercâmbio representa a possibilidade de transmissão de conhecimento, além da realização pessoal. “É maravilhoso ele ir e conseguir os objetivos dele. Para nós, é uma vitória”, afirmou.
Segundo Janaína Rosado, coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras no IF Baiano, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar uma cultura diferente, conhecer novos costumes e aprimorar outro idioma”, destaca.
Neste vídeo, o estudante, Cleiton, e seu pai, Francisco, falam sobre as expectativas antes da viagem. 
Confira também a matéria sobre o Programa Ciências Sem Fronteiras, na TV Bem Baiano.