quarta-feira, 28 de maio de 2014

Campus Guanambi dialoga com Prefeitura da cidade

Com vistas a estabelecer uma parceria com a Prefeitura de Guanambi, representantes do Campus do IF Baiano realizam uma série de reuniões com os órgãos públicos da cidade, a fim de pontuar quais as áreas de ações são viáveis e necessárias para estabelecer uma trabalho conjunto entre Prefeitura e Campus. “Foi [uma reunião] muito proveitosa, pois tivemos conhecimento de ações as quais a prefeitura poderá vir a firmar parcerias com o Instituto”, afirmou o coordenador de Finanças e Contabilidade do Campus, Fabrício Neves.

Na reunião do diretor do Campus Guanambi, Roberto Lima, e profissionais do campus com o prefeito, Charles Fernandes, um dos assuntos discutidos foram as questões de infraestrutura e segurança no entorno do campus e transporte dos estudantes. Outro ponto abordado foi a possibilidade de uma cooperação para funcionamento da Biofábrica Municipal, localizada no distrito de Ceraíma, próxima ao Campus.

Inaugurada em 2013, a biofábrica visa produzir a multiplicação de mudas de palmas forrageiras e de outras espécies através de um processo biotecnológico. “A ideia é que os professores ligados à área possam realizar pesquisas e que seja um espaço para ampliação de extensão aos alunos”, diz Fabrício.

Fabrício ainda destaca a importância da ampliação desse relacionamento com a prefeitura de Guanambi para área de descarte de resíduos. “A prefeitura já possui um programa de descarte de resíduos de saúde e industriais. O descarte de resíduos dos laboratórios é um dos pontos avaliados pelo MEC no reconhecimento do curso de Química”, diz.

Outras reuniões vem sendo realizadas, como, por exemplo, na Coelba, para discutir sobre a eficiência energética do campus  e buscar soluções para a redução do consumo e maior eficácia dos equipamentos; e, na Embasa, para propor alternativas em relação aos sistemas de irrigação e ao consumo de água. “Estamos trabalhando com o intuito de realizarmos parcerias, a fim de que as ações ocorram de forma permanente e se reforcem para o crescimento e desenvolvimento de nosso campus”, conclui Fabrício.

Fotos: Jó Oliveira

terça-feira, 20 de maio de 2014

Sistema aquapônico portátil é construído no Campus Itapetinga

Foi em 2013 que o servidor Técnico em Química do IF Baiano, Flávio de Souza, e os estudantes do Técnico em Agropecuária, Rodrigo Amorim, Pedro Fernandes, Tárcila Lorrane e Fernandes Soares deram início a um projeto que possibilita a produção de peixes e hortaliças através de um sistema aquapônico sustentável.

De acordo com Flávio, “o projeto visa à sustentabilidade e a boa
produtividade agrícola e apresenta-se como uma alternativa viável para o cultivo de hortaliças associada à piscicultura”. Flávio explica que as plantas crescem em uma canaleta na qual circula uma solução nutritiva composta pela água da piscicultura que é bombeada por uma pomba de aquário.
Entre os benefícios relacionados ao sistema, Flávio destaca a capacidade de reutilização da água proveniente da piscicultura, permitindo uma economia de cerca de 90% da água se comparado com sistema hidropônico. Para ele, além de evitar o desperdício, é uma alternativa para lidar com deficiência hídrica de algumas regiões.

Após montar e avaliar o funcionamento do sistema, o projeto foi divulgado para membros das associação de piscicultores de Itapetinga e para secretarias municipais que tratam de assuntos relacionados ao tema. “Projetos com a mesma finalidade do sistema aquapônico possui potencial para compor ações com natureza sustentáveis voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente em pequenas comunidades. Podemos caracterizar o sistema aquapônico como um tecnologia inovadora que permite uma mudança na mentalidade dos produtores tradicionais”, avalia Flávio.


Para participar de congressos e eventos científicos, Flávio está construindo um modelo portátil do sistema aquapônico que comporta a produção de cerca de 80 pés de alface. De acordo com ele, há a intenção de criar um grupo de pesquisa voltado para o desenvolvimento de tecnologias para produção no campo.


Saiba mais:

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Grupo de Pesquisa promove oficinas sobre cacau e chocolates

Grupo de Pesquisa sobre cacau do Campus Uruçuca desenvolve oficina sobre a produção de amêndoas de cacau e chocolates. A proposta foi desenvolvida a partir da demanda dos membros da comunidade do Território de identidade do médio Rio de Contas.

As oficinas que vem sendo realizadas desde 2012 são destinadas a capacitar os representantes de associações, cooperativas, produtores e profissionais da área, além de sindicatos e estudantes. O professor, Ivan Pereira, conta que o objetivo do treinamento é “motivar os produtores, apresentando inovações para produção de amêndoas de cacau e chocolate com qualidade superior e as diferentes possibilidades para o processamento”, explica.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades que vem sendo desenvolvidas no campus através do grupo de pesquisa Caucau Supeior Bahia, vinculado ao CNPq e já conta com aproximadamente dez bolsistas no campus trabalhando na área.

Em abril deste ano, a oficina de produção de amêndoas de cacau e chocolate foi realizada no I Agrocacau, em Ipiaú, para cerca de 200 pessoas. O professor Ivan conta que foi utilizada a estrutura do E-Tec do IF Baiano – Campus Uruçuca e oficina foi realizada em parceria com MAR's Cocoa, Fazenda Riachuêlo, Bahia Cacau, Planeta Cacau, TIMRC, CAR e o Instituto Cabruca.

Para o professor Ivan, esta é uma oportunidade de “levar o conhecimento para comunidades afastadas do Campus. Essa ação além de capacitar, promove a divulgação do Instituto, do Campus e dos cursos, aumentando o interesse da comunidade pelos cursos”, conclui.

Fotos: Campus Uruçuca

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Estudantes do IF Baiano articulam representação

Com o intuito de fortalecer a democracia interna no IF Baiano, através de um diálogo mais ativo perante a reitoria, os estudantes estão mobilizados para criação do Diretório Central dos Estudantes.

“O movimento estudantil está começando com uma comissão provisória formada por representantes de todos os campus. Pretendemos escolher os futuros coordenadores e estabelecermos as diretrizes do movimento, além de debater sobre as políticas educacionais dentro do IF baiano, como cotas e assistência estudantil”, afirma o presidente do Diretório Acadêmico do Campus Guanambi e estudante de Agronomia, Giliarde dos Reis.
Foi durante o III Encontro Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas (ENET), em Brasília, que os alunos do IF Baiano puderam se aprofundar mais em questões que permeiam a classe estudantil e interagir com colegas de outros institutos. “Foi uma experiência muito gratificante, pois tivemos contato com realidades totalmente diferentes e outras formas de pensamento sobre as questões que estão no cotidiano da classe estudantil”, afirmou Jeferson Santos, estudante do Campus Governador Mangabeira.
Durante o III ENET, em abril, o reitor do IF Baiano, Geovane Barbosa fez uma palestra sobre “Democracia interna e participação estudantil nas escolas técnicas”. “Penso que o movimento estudantil é essencial para a formação cidadã, crítica, responsável e proativa. Além de contribuir para gestão democrática das instituições de ensino, o movimento estudantil contribui para o amadurecimento profissional e político da comunidade acadêmica”, afirmou o reitor.

O IF Baiano esteve presente no III ENET com uma delegação de 70 estudantes. Entre temas abordados, pode-se destacar o transporte público de qualidade, democratização dos meios de comunicação, democracia interna nos Institutos Federais e mercado de trabalho. O evento finalizou com um ato em memória aos militantes mortos durante a Ditadura Militar.


Texto com informações de Alano Sena Gomes e da Coordenação da Comissão Pro Tempore de Avaliação do Movimento Estudantil no IF Baiano e Construção do DCE.

Fotos: Jeferson Santos e Maria Rosa Oliveira

Outras notícias: