quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Estímulo e incentivo ao desenvolvimento da pesquisa institucional



Recentemente, saiu o resultado do Edital Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e motivo de muitas alegrias para pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) pela aprovação de quatro projetos.

Prof. Leandro Peixouto
No Programa de melhoramento genético da mamoneira para o semiárido baiano”, o pesquisador Leandro Peixouto conta que a proposta é “gerar genótipos superiores aos encontrados no mercado de sementes, agregando produtividade, resistência a pragas e doenças, adaptabilidade e estabilidade às diversas áreas que compreendem o semiárido”, explica. Com o melhoramento, haverá “seleção e avaliação de materiais produtivos e adaptados às condições climáticas da região”, reforça.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Demandas da população do campo: participação e atendimento


A pesquisadora Felizarda Viana (ao centro da fotografia) está entre os seis profissionais do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) que tiveram seus projetos aprovados na Chamada Pública CNPq/MDA/SPM-PR n. 11/2014. Pela Chamada, o recurso destina-se à implementação e à manutenção de Núcleos de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets).

Com o projeto “Núcleo de Pesquisa e Extensão do Território Sertão Produtivo: Fortalecendo o Semiárido”, a proposta é “instalar e conduzir pesquisas nas áreas dos pesquisadores do IF Baiano e conforme as demandas da região. As atividades compreenderão pesquisas, cursos, minicursos e palestras”, explica a pesquisadora. “A novidade será o conhecimento da realidade e inserir propostas que poderão contribuir para minimizar/solucionar problemas da população”, complementa.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Campus Uruçuca e a IG 'Cacau-Chocolacultura' : “pensando a região junto com seus principais atores”


 “O Campus Uruçuca está contextualizado em cumprir seu papel institucional no território em que está inserido”, orgulha-se o professor e vice-coordenador do curso superior de tecnologia em agroecologia, Durval Libânio, ao falar sobre o processo de depósito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), agora no fim de novembro, do Projeto “Cacau Cabruca Bahia: História, Origem e Qualidade de um produto ligado à Mata Atlântica”.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

De carona para o CERN: a experiência de um professor do IF Baiano




Qual físico não gostaria de conhecer um dos maiores laboratórios de Física do mundo?”, respondeu com um questionamento o professor Joaquim Souza Júnior ao receber a primeira pergunta da entrevista pela nossa equipe de jornalismo. Ele foi um dos participantes na “Escola de Física CERN”, evento que aconteceu no fim de agosto em Lisboa (Portugal) e Genebra (Suíça). 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pesquisadores do Campus Valença desenvolvem projeto ambiental



O cenário é o estuário do Rio Subaé, pertencente aos municípios de São Francisco do Conde e Santo Amaro da Purificação. Se a primeira imagem é um local belo e sem problemas, não foi o cenário encontrado por um grupo de pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Valença quando iniciou o projeto em março de 2014.

De um local ameaçado pela contaminação por metais pesados e HPAs (Hidrocarbonetos Poliaromáticos), vindos de indústrias implantadas no entorno da BTS (Baía de Todos os Santos) a exemplo da Plumbum, a pesquisa surgiu da necessidade de avaliar níveis de concentração de substâncias tóxicas e a toxicidade na fauna e determinar o grau de concentração dos poluentes nos organismos e os possíveis efeitos sobre a comunidade ribeirinha.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Saberes da Terra, a materialização da partilha e da prática educativa




Dia 12 de novembro foi uma data especial. Durante o II Simpósio do Meio Ambiente no IF Baiano – Campus Governador Mangabeira, os autores do livro “Saberes da Terra” compartilharam com os participantes do evento os momentos vivenciados pelo grupo com comunidades rurais dos municípios de Miguel Calmon e Governador Mangabeira até a chegada da publicação.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Estudantes do Campus Valença apresentam projeto na Mostratec 2014



Boas ideias devem ser socializadas, certo? Com esse pensamento, a Comissão Organizadora da Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia / Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) selecionou, entre os projetos para o evento de 2014, “Sala Verde: um espaço sustentável, movido a energia limpa e renovável", coordenado pelo professor Igor Oliveira (IF Baiano – Campus Valença).

Servidora lança livro voltado para concursos públicos


O fim de outubro teve um momento especial para a nutricionista Tainara Oliveira, servidora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Catu. Em parceria com outros autores, ela fez o lançamento do livro com questões comentadas sobre provas de concursos públicos voltadas à área de nutrição em uma livraria de Salvador. “A oportunidade surgiu do convite de uma amiga nutricionista que foi convidada diretamente pelos editores”, comentou Tainara.

Estreante como escritora, ela explicou que a proposta da publicação é ser um guia prático que norteie os estudos em concursos públicos. Os chamados “concurseiros” têm a oportunidade de entender a teoria pela resolução das questões de provas anteriores. “Tentei colocar um pouco da minha experiência, abordando a temática de forma clara e direcionada, apontando as possíveis 'pegadinhas' que podem aparecer nas provas”, ressaltou.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Mulheres Mil: valorização, emancipação e inclusão



Atender as mulheres esquecidas, não olhadas, relegadas e, principalmente, aquelas pertencentes a um mesmo território de vida para encontrar sua autonomia”, esta é a concepção do Programa, explicou a pró-reitora de extensão Rita Garcia.