quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Confira expectativas para o I Encontro Baiano de Educação do Campo

Será realizado, nesta terça-feira (3), em Salvador, o I Encontro Baiano de Educação Profissional e Tecnológica do Campo. O Encontro é realizado pelo IF Baiano e IFBA em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. A iniciativa é do Fórum de Educação do Campo do Instituto, vinculado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Nesta entrevista, o professor Nelson Vieira, diretor do Campus Santa Inês, e representante do Fórum de Educação do Campo, fala sobre as expectativas para o evento.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Coordenadora de Projetos Estratégicos fala sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional

Aprovado em fevereiro pelo Conselho Superior, o Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI) passa a vigorar no IF Baiano até o ano de 2019. O documento serve de requisito para o reconhecimento e a avaliação dos cursos superiores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), além de ser necessário para o seu recredenciamento. Por meio dele, a instituição apresenta sua identidade: missão, filosofia, políticas e diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional, atividades acadêmicas e infraestrutura.

Nesta entrevista, a coordenadora Geral de Planejamento e Projetos Estratégico, Kelly Brito, fala sobre o PDI e as perspectivas de Desenvolvimento Institucional.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Grupo de estudos cria robô para atuação no campo

Através do grupo de estudos ZeusBits, estudantes do curso Técnico em Agropecuária sob orientação do professor Marcos dos Santos estão desenvolvendo um protótipo que visa diminuir os prejuízos causados por ataques a pequenas plantações. “A idéia surgiu a partir da observação de pequenos agricultores acerca do ataque constante de pássaros e animais às lavouras de milho, feijão”, disse o professor Marcos.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Música e poesia como recursos didáticos

Professor musicou poemas sobre Agroecologia e lança cartilha sobre a Água


No final do ano passado, o professor Sérgio Almeida, do Campus Valença, publicou mais uma cartilha de poemas sobre a Água e musicou poesias, o que culminou no lançamento do CD “Agroecologia em Música – homenagem a Ana Primavesi”. Desde 2008, o professor Sérgio utiliza a poesia como método para ensinar ciência. “Utilizo os poemas e as músicas como recursos didáticos para ministrar nossas aulas sobre os grandes temas da Agroecologia. O CD é o coroamento desse trabalho que realizo há mais de dez anos (minha primeira publicação foi em 2008)”, disse Sérgio.