quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Campus Itapetinga lançará livro científico para marcar seus 35 anos

Maio foi o mês de aniversário no Campus Itapetinga. E para marcar estes 35 anos de história na educação profissional, o Campus tem comemorando, ao longo de todo o ano de 2015, a lembrança de sua trajetória. Uma das ações para é o lançamento, no início do próximo ano letivo, de um livro de artigos científicos produzidos por membros do quadro ativo do campus e por alunos, com professor orientador.

Para saber mais sobre a publicação, a equipe do Bem Baiano entrevistou a professora Izanete Souza e o diretor acadêmico, Luís Gomes, ambos membros da comissão organizadora do livro.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

TV Bem Baiano é destaque em Encontro da Rede Federal de Educação

A convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), ligada ao MEC, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) apresentou o projeto da TV Bem Baiano como um case de sucesso dentre os Institutos Federais, durante 5º Encontro de Comunicadores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Brasília. 

O case foi apresentado pelo Coordenador de Comunicação do IF Baiano, Vinícius Almeida. Na oportunidade, ele contou como se deu o processo de implantação da TV de formato on demand, desde a motivação para a implantação até os resultados que vem sendo observados.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Práticas inovadoras apontam alternativas para convivência com o Semiárido

Professora do IF Baiano fala de sua experiência com comunidades rurais

É através do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) do IF Baiano que a professora Delka Azevedo vem atuando em comunidades do Semiárido Nordestino, a fim de promover a formação regional para convivência da população com o Semiárido. Iniciativas como a produção de hortas orgânicas, viveiros agroecológicos e reuso e captação de água da chuva são algumas das ações desenvolvidas pelo Centro, que tem como base o campo da agroecologia e das tecnologias sociais.

A experiência pedagógica é moldada em função dos atores envolvidos e da ação. A metodologia, utilizada para atender o público de agricultores, comunidades quilombolas, indígenas, assentados, técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural, além dos estudantes de ensino básico, médio, técnico e de graduação e pós-graduação, é baseada nos saberes locais. 

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Professor participa de encontro sobre Unidades de Conservação em Ilhas Oceânicas

Representando o IF Baiano no grupo de Pesquisa Paranoá, o professor José Rodrigues esteve presente no I Encontro de Pesquisa de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo e Atol das Rocas, que reuniu pesquisadores brasileiros e do exterior. Na oportunidade, o professor apresentou a monografia do estudante da UFBA, Marcéu Lima, realizada sob sua orientação, a respeito da praia do Atalaia, em Fernando de Noronha, PE.

Nesta entrevista, o professor José Rodrigues fala sobre o evento e o estudo sobre a praia de Atalaia.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Campus Catu e o Dia da Educação Científica




Idealizado pelos professores da pós-graduação em Educação Científica e Popularização das Ciências do Campus Catu e Coordenadores do evento, Isabela Almeida e Victor Ernesto, o Dia da Educação Científica tem como foco a alfabetização científica, a educação formal e não formal, as políticas públicas educacionais e a popularização do conhecimento no Brasil entre outros temas relacionados.