segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Campus Bom Jesus da Lapa: inclusão digital e autonomia para a comunidade


Os alunos que participaram saíram do minicurso relatando mais confiança para executarem as tarefas realizadas”, relatou Ana Cláudia Souza, coordenadora do Projeto Velho Chico Digital que iniciou suas atividades, em dezembro, no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Bom Jesus da Lapa.

Educação ambiental: proximidade e interação na Região de Bom Jesus da Lapa


Área de Instalação do Viveiro
Em 2015, entre tantas ações do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), o Campus Bom Jesus da Lapa começou a realização do projeto “Educação Ambiental: uma possibilidade de ampliar as interações entre IF Baiano e escolas municipais de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho”. A necessidade de que sejam construídas interações benéficas entre seres humanos e meio ambiente, sobretudo para a preservação do nosso Rio São Francisco que ainda corre com vida e beleza”, comentou Junio Batista, membro da equipe executora, sobre o principal aprendizado vindo com o início da atividade.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Muitos sabores e aprendizado no Sul da Bahia




Dentro da programação do último trimestre, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Uruçuca realizou sua “I Mostra de Gastronomia e Workshop Sabores do Brasil”. “Uma atividade interdisciplinar que resume os conteúdos ministrados nas disciplinas do período, reforçando os princípios do ensino, pesquisa e extensão”, destacou Fernanda Castro, uma das organizadoras da Mostra.

Na proposta do grupo, o evento se propôs a seguir os eixos temáticos e os quatro pilares da Educação descritos pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization): “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, afirmou Castro. “Pode-se perceber e avaliar o potencial e as dificuldades de aprendizagem dos alunos em caráter não-formal e não-pontual”, disse.

Idiomas estrangeiros: oportunidade de ampliar atuação do IF Baiano


Aula inaugural do E-Tec/2014
Fim de ano e, entre os balanços de 2015 para amplificar a participação do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) em outras localidades, o aprendizado de idiomas está como principal passagem para essa conquista. Aqui, em funcionamento, estão o Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) que aplica o TOEFL/TOEIC e o E-Tec Idiomas.

“O ensino de idiomas internacionais é de suma importância para o Instituto; um vez que o domínio de uma língua estrangeira, especialmente Inglês, é o passaporte para os diversos programas de capacitação internacional que são ofertados pelo MEC – Ministério da Educação e organizações internacionais”, afirma Luiz Pacheco, coordenador do Programa na instituição.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Bom Jesus da Lapa cria grupo de teatro e estreita relacionamento com comunidade



 Créditos: Cyntia/Layane
Que tal se expressar por meio da arte? 23 participantes, entre estudantes e comunidade externa, participam do Grupo Teatral Sertão em Cores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) / Campus Bom Jesus da Lapa. “Faz parte de um anseio histórico do campus que é criar um espaço de integração na perspectiva de se pensar a linguagem artística como uma facilitadora do processo de ensino-aprendizagem”, afirma Junio Batista, coordenador do grupo. 

Com início da formação em novembro, o grupo de teatro tem a proposta de retratar temas sobre o cotidiano cultural do Território de Identidade Velho Chico e trabalhar aspectos de nossa realidade social e temas conflitantes do cotidiano. “Resgatando aspectos do modo sertanejo de ser de nosso povo, da religiosidade e de suas tradições”, ressalta Junio.

Trabalhos e premiações no Connepi 2015


A edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação(Connepi) 2015 chegou à 
décima edição. Durante o período de 30 de novembro a 3 de dezembro, pesquisadores e estudantes estiveram, no Acre, para prestigiarem e acompanharem as discussões relacionadas a Inovação e Empreendedorismo.

Promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o evento é realizado a cada ano em um estado diferente de uma das duas regiões. Neste ano, organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), o Congresso trouxe a debate como as melhorias tecnológicas podem inovar empresas, mercados, modelos de negócios, métodos organizacionais e novos produtos, processos ou serviços.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

IF Baiano realiza parceria com instituições para a área de saúde do servidor



Agora, em dezembro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) fez uma cooperação técnica com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o fortalecimento da unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), através da execução de ações e atividades de prevenção aos agravos, promoção e acompanhamento da saúde de servidores e perícia oficial, durante o período de quatro anos.