quarta-feira, 30 de março de 2016

Vocação Regional do IF Baiano e Desenvolvimento: articulação entre formação para o trabalho e arranjo produtivo local


Ser um Instituto Federal (IF) também é ampliar a participação na sociedade e agregar qualidade social à demanda de ordem econômica. Marcos Seixas, coordenador de dados e informações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), destaca que “os Institutos devem ocupar-se de um trabalho mais cooperativo em relação aos arranjos produtivos sociais e culturais locais, voltado para o desenvolvimento local e regional e compreendido como melhoria do padrão de vida da população dos territórios em que atua”, diz. 

segunda-feira, 28 de março de 2016

IF Baiano e sua atuação na agricultura familiar


Há nove anos, o projeto “Unidade de material
básico propagativo de Umbuzeiro” faz parte da rotina do Campus Guanambi (começou quando o Instituto Federal Baiano – IF Baiano ainda era Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira). Com o objetivo de preservar umbuzeiros (Spondias Turberosa Arr. Câm., 1816) e umbucajazeiras (Spondias sp.), o Instituto possui um pomar com 200 plantas de 26 clones oriundos de Bahia, Minas Gerais e Pernambuco.

terça-feira, 22 de março de 2016

Dia Mundial da Água: o que o IF Baiano tem feito?

Ações institucionais prezam pela sustentabilidade dos recursos hídricos e convivência no Semiárido

 
Hoje, se comemora o Dia Mundial da Água, com o tema “Água e Emprego”. Para marcar a data, foi divulgado o Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos, apontando que 78% dos empregos que constituem a força mundial são dependentes dos recursos hídricos (Saiba mais). Nesta perspectiva, o Blog Bem Baiano relembra algumas ações do IF Baiano para corroborar para o consumo consciente e, principalmente, para formação de profissionais capacitados para melhor utilização deste recurso.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Egresso do IF Baiano lança site sobre Astronomia


Que tal observar o céu e conhecer um pouco os mistérios do universo? Mobilizado por inquietações tão peculiares de cientistas, Sávio Negrão, egresso do curso técnico integrado em agroecologia do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Valença e ex-integrante do Projeto “Conversando com as Estrelas”, coordenado pelo professor Igor Chaves, criou um site sobre a temática Astronomia.

Estudante do IF Baiano propõe o uso do jogo no ensino de Português

Com a modernização das tecnologias, vários atores dos espaços de trabalho e estudos têm buscado melhorar a forma de alcançar resultados em seus projetos. Nessa linha, a estudante Elijane Souza do curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Popularização das Ciências do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Catu apresentou, no mês passado, seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre “O ensino da gramática sob a ótica da educação científica: o jogo como instrumento de aprendizagem”.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Artes são fonte de inspiração para evento no Campus Catu

No fim de fevereiro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - Campus Catu realizou o Projeto Interartes com a participação de estudantes dos cursos integrados de agropecuária, química e alimentos e Proeja.

Com a proposta de contemplar a temática Linguagem e Ciências, o Projeto teve por objetivo criar pontes entre as Ciências praticadas no campus, destacou Victor Silva, um dos idealizadores. “O melhor do evento foi a criatividade do estudantes na apresentação de seus temas motivados por obras de arte e que perpassaram por assuntos diversos, tais como: religiosidade, conhecimento científico e tecnológico, problemas socioculturais, racismo, sexismo, entre outros”, afirmou.  

Estudantes criam jornal escolar para a comunidade acadêmica do Campus Guanambi

Com o intuito de estabelecer uma ponte entre as informações do Instituto Federal Baiano e a comunidade acadêmica do Campus Guanambi, as alunas do curso técnico em Agropecuária, Layne Rocha e Ana Cláudia Martins, tiveram a ideia de produzir um jornal escolar. Assim nasceu o Jornal IF Acontece. No entanto, ao colocar a ideia em prática, as estudantes descobriram que o projeto poderia ser muito mais do que o esperado. Através dele, elas aprenderam a desenvolver a criatividade, o senso crítico, a conhecer melhor a realidade local e obter uma nova visão sobre a mesma.

Para orientar e coordenar o projeto, as estudantes contaram com o apoio da técnica em assuntos educacionais, Leila Miranda, que considerou a necessidade de divulgação contínua do meio escolar ao abraçar o projeto. “A ideia do jornal se constitui importante meio de comunicação e divulgação de ações desenvolvidas dentro e fora do campus, além de incentivar a leitura com criticidade e a discussão sobre a realidade, apresentando a dinâmica social”, comenta Leila sobre a relevância do projeto que hoje é contemplado pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão Junior (Pbiex Jr).

terça-feira, 8 de março de 2016

Campus Governador Mangabeira realiza projeto sobre coleta seletiva de lixo



Até outubro de 2016, pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Governador Mangabeira desenvolvem o projeto “Educação Ambiental: coleta seletiva de lixo no Campus do IF Baiano de Governador Mangabeira”.

O Projeto tem o objetivo de implementar um programa de coleta seletiva de lixo no campus e diagnosticar o conhecimento de estudantes e servidores sobre a problemática. “Contribuirá de forma significativa para a diminuição da poluição ambiental, assim como a redução do desperdício de energia e de recursos naturais no campus”, destaca a coordenadora do projeto, Marília Dantas. A coordenadora complementa que o trabalho será de grande importância devido ao “desenvolvimento de iniciativas que possam proporcionar uma melhoria da qualidade de vida da comunidade do campus e do seu entorno”, afirma. 

Trabalhadoras da Educação falam sobre o Ser Mulher

 
Que lugar a mulher ocupa na sociedade ou 
deve ocupar? O que é ser mulher? Cinco mulheres da comunidade do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) contam, para a equipe do Bem Baiano, sobre a vida múltipla dividida entre as atividades do lado pessoal e do profissional, as conexões com o cotidiano do Instituto e as expectativas quanto ao futuro e suas contribuições a esse amanhã.

Mulheres conscientes do hoje e confiantes quanto a uma vida melhor às mulheres das próximas gerações. Elas traduzem em palavras suas vivências femininas de força e superação. “Sou mãe, esposa, agricultora, estudante de agroecologia, bolsista de projeto, membra do grupo força jovem da igreja que participo, cooperada, voluntária em grupos de agroecologia...”, estão entre as definições da estudante do quinto semestre de Tecnologia em Agroecologia do Campus Uruçuca, Eulália Muniz.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Pesquisador do IF Baiano recebe bolsa de produtividade



Para um cientista no Brasil, a bolsa de produtividade em pesquisa significa valorização de sua produção acadêmica. Para Vagson Carvalho, professor de Física do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Senhor do Bonfim, acostumado ao universo das teorias, apenas reconhecimento. “Não existem mudanças bruscas na vida do pesquisador no instante em que ele recebe a bolsa, uma vez que a sua carreira foi construída ao longo dos anos. Entretanto, o fato de ser reconhecido por seus pares e pela sociedade científica do país o incentiva cada vez mais a continuar seu trabalho”, frisa.