sexta-feira, 29 de julho de 2016

Agroecologia: “formação e preparação de cidadãos conscientes”

IF Baiano oferta curso técnico em 3 campi e superior em 1 campus

Um curso ligado à natureza. Foi o que motivou a Fetinga Ruggeri quando se inscreveu no
Processo Seletivo do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) no Campus Valença e escolheu o curso técnico em agroecologia (forma integrada). “Conhecer, aprender mais sobre a natureza”, declara sobre o mais interessante em seu curso. “É um curso que trata também de preservação, assunto que precisa urgente ser debatido”, complementa Julia Queiroz, estudante da mesma turma de Ruggeri.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

28 de julho: um dia dedicado a quem cuida do cultivo da terra

 Foi em 28 de julho de 1960, no governo Juscelino Kubitschek, que foi instituído o “Dia do
Agricultor” pelo decreto n. 48.630/1960. O ato normativo considera a importância da economia agrícola e a dedicação dos profissionais que transformam as dádivas naturais em riqueza. São 56 anos de reconhecimento pelo trabalho daqueles que são responsáveis pela vida e “produzem os alimentos necessários para nossa sobrevivência”, diz o coordenador do curso técnico em agricultura (forma subsequente) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Bom Jesus da Lapa, Márcio Alves.  

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Estudo sobre abelhas possibilita alternativa para renda familiar de comunidades rurais

O ambiente de trabalho pode ser inspirador para novas descobertas científicas.  Assim, foi para a professora e pesquisadora Marília Dantas no espaço físico do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Governador Mangabeira. “Após a identificação de algumas espécies de Meliponini na área do campus, surgiu o interesse de realizar um levantamento de ninhos para identificar as espécies existentes no local e as espécies arbóreas utilizadas como substratos de nidificação”, explica sobre o interesse em realizar o projetoDistribuição especial de ninhos de meliponíneos em Governador Mangabeira”
.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Pesquisa propõe melhoria na dinâmica da água no solo

O desafio diário da Ciência é tornar nosso cotidiano mais fácil, certo? Nessa perspectiva,
Alexsandro Brito, professor e pesquisador do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) / Campus Guanambi, juntamente com sua equipe de trabalho, desenvolve uma proposta de instrumento de medida do potencial mátrico da água no solo para facilitar as áreas de Ciências Agrárias e Ambientais. “O projeto torna o tensiômetro mais versátil e de menor custo por meio da instalação de múltiplos pontos de medida num só tubo de PVC”, afirma.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Professor e estudantes unem conhecimentos matemáticos e técnicos para melhor aproveitamento da água

Está em andamento o projeto “Água Consciente”, coordenado pelo professor de matemática Leandro Teixeira. A ideia surgiu ao observar o uso de água encanada para regar a horta do Campus Valença.Por se tratar de um campus do Instituto Federal que possui cursos na área de meio ambiente, achei fundamental sensibilizar servidores e estudantes a respeito da importância do consumo responsável e da reutilização da água”, disse Leandro.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Pesquisadores do IF Baiano desenvolvem aplicativo para o aprimoramento da cultura do cacau

Do próprio trabalho no campo, proprietários e/ou técnicos acessam o celular / tablet e podem
Aplicativo Monitoramento do Cacau
informar
in loco como está a lavoura cacaueira. O aplicativo “Monitoramento do Cacau”, desenvolvido para Android, possibilita que os pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) possam ter acesso a informações sobre o cacau baiano, tais como dados climáticos, incidência de pragas, métodos de controle e prevenção.


sexta-feira, 15 de julho de 2016

Dia de Proteção às Florestas: um 17 de julho de muitas reflexões

No ano passado, representantes de diversos países discutiram a nova agenda de
desenvolvimento sustentável. Dentro dos objetivos da Agenda 2030, o 15o traz “Vida Terrestre”: “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda da biodiversidade”. Percebe-se, então, o tema florestas como uma preocupação das sociedades em escala mundial. Segundo Márdel Miranda, professor do curso técnico em florestas, do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) / Campus Teixeira de Freitas, o assunto é recorrente também no meio acadêmico e na mídia em geral.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Projeto do Campus Santa Inês cria horta em escola de povoado em Lagoa Queimada

Coleta de pneus e garrafas pet. Pintura. Produção de Mudas. Plantio. Irrigação. Colheita. Essa tem sido a nova rotina dos estudantes da Escola Municipal Antenor Rangel, no povoado de Lagoa Queimada, em Santa Inês.

Foi com o intuito de fomentar a responsabilidade socioambiental na Educação Básica, que o Técnico em Agropecuária do Campus Santa Inês, Clóvis Santos, iniciou um projeto para criação de uma Horta Escolar. “Espera-se a melhoria nos aspectos pedagógicos da Unidade Escolar, bem como o impacto social na comunidade, uma vez que os resultados podem ir além dos muros da escola e refletir de forma propositiva na realidade local”, afirmou Clóvis.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Reunião Anual da SBPC e a participação do IF Baiano

A 68a Reunião Anual da SBPC foi um momento especial para o Instituto Federal Baiano (IFBaiano) seja pela oportunidade de realizar a Oficina “Do Cacau ao Chocolate” do Campus Uruçuca, por exemplo, e pelo interesse de outras instituições de ensino e pesquisa, além de empresas, em realizar parcerias e fomentar a Ciência e a Tecnologia através de grupos de pesquisa. “A troca de experiência entre os estudantes e o número de trabalhos apresentados”, fala o pesquisador Ivan Pereira sobre o que mais marcou no evento.