terça-feira, 26 de novembro de 2013

Professores e estudantes se preparam para VIII Connepi


Professores e estudantes se preparam para participar do VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que acontece de 27 a 29 de novembro, em Salvador. Para o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Vandemberg Salvador, “um dos principais papéis que deve cumprir um evento científico como o Connepi é o de despertar o senso crítico da nossa comunidade - professores e alunos - para as atividades de pesquisa e inovação como algo do dia-a-dia, para além das salas de aulas hermeticamente fechadas, para o mundo de possibilidades que se abrem nos laboratórios à céu aberto”.
 
Um dos trabalhos da professora Joana Paixão, sobre resíduos sólidos, aprovado nesta edição do evento, foi desenvolvido fora da sala de aula. O projeto envolve o levantamento de informações sobre a geração de resíduos domiciliares e de estabelecimentos comerciais no município de Catu, bem como aborda a situação dos catadores de material reciclável. “Além de científico, o projeto também envolveu a extensão, mediante a aplicação de uma metodologia de aproximação dos alunos da rede pública de ensino à investigação de uma realidade social no município e à busca de alternativas para a promoção da inclusão e valorização do trabalho de catadores”, esclarece a professora.


Para o estudante, Esaú Sousa, do curso Técnico em Química, que desenvolveu o trabalho sob a orientação do professora Joana, o evento é uma oportunidade para aprender mais. “Acredito que nos oferece mais conhecimentos e desenvolve nossas habilidades como comunicação e além de um respaldo por participar de eventos científicos”, afirma.

Cerca de 3.000 trabalhos serão apresentados no Connepi. Na programação, constam também atividades culturais. A abertura oficial está prevista para às 19 horas, no Centro de Convenções.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cursos técnicos são oferecidos em três modalidades

Os cursos técnicos capacitam os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos voltados para atividades produtivas. Além de visar o acesso imediato no mercado de trabalho, os cursos se propõem a requalificação ou reinserção no mercado. Eles são destinados aos que concluíram o Ensino Fundamental, mas para obtenção do diploma de técnico é necessário concluir o Ensino Médio. Dessa forma, o IF Baiano abriu o Processo Seletivo para três modalidades:

Integrada - O curso é integrado ao Ensino Médio, ou seja, o currículo do curso reúne os conhecimentos necessários para a formação no Ensino Médio e no curso técnico escolhido. A duração média do curso é de três anos. O candidato deve possuir o Ensino Fundamental completo.

Nesta modalidade, os cursos oferecidos são: Agropecuária, Alimentos, Química, Informática, Agroindústria, Zootecnia, Floresta, Administração, Guia de Turismo, Agroecologia.

Subsequente - Esta modalidade é destinada a quem já possui o certificado de Ensino Médio e procura uma formação técnica para atualização, requalificação ou reinserção no mercado de trabalho. A duração média dos cursos nesta modalidade é de um ano e meio a dois anos.

O IF Baiano oferece, nesta modalidade, os cursos: Informática, Agricultura, Agrimensura, Agropecuária, Manutenção e Suporte em Informática, Alimentos, Zootecnia, Floresta, Hospedagem, Administração e Meio Ambiente.

Proeja – São cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica (Proeja), na Modalidade Jovens e Adultos que visam oferecer oportunidades de estudo aos que não tiveram acesso ao Ensino Médio na idade regular, ou seja, os candidatos devem possuir Ensino Fundamental completo e ter mais de 18 anos. A duração média do curso é de três anos.

São oferecidos dois cursos Proeja: Cozinha e Informática.

O candidato deve ficar atento às modalidades e também aos campi onde os cursos são oferecidos. As inscrições para o Processo Seletivo 2014 podem ser realizadas até o dia 24 de novembro, através do site do IF Baiano.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Sistema de cotas é uma das formas de ingresso no IF Baiano

Sancionada em agosto de 2012 pelo governo federal, a lei N° 12.711, conhecida como lei das cotas, tem democratizado o acesso à educação pública federal no País. De acordo com seu texto, 50% das vagas ofertadas em concursos seletivos de instituições públicas de ensino superior e técnico de nível médio, são reservadas para estudantes que tenham cursado o ensino médio ou fundamental integralmente em escolas públicas. Além disso, a lei também regulamenta que tais vagas sejam preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas. No mês em que se comemora a Consciência Negra, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com processo seletivo para ingresso de novos alunos aberto e, em cumprimento à lei das cotas, destina 50% das suas vagas para as ações afirmativas.

Para Neurisângela Maurício, diretoria de Assuntos Estudantis do IF Baiano e presidente do Processo Seletivo 2014, o sistema de ações afirmativas, além de democratizar o acesso à educação, possibilita que o Instituto crie medidas que assistam melhor os cotistas. "As pessoas têm mais oportunidades de ingresso [na educação técnica de nível médio]. Com as cotas, as vagas específicas vão ganhando um parâmetro muito bom porque o público tem exatamente para onde se direcionar. Para nós, muito mais do que apenas a seleção, nós temos perspectiva de estudo a partir dos dados que posteriormente compilaremos. Veremos como eles [cotistas] poderão ser mais bem atendidos dentro da nossa Politica de Assistência Estudantil. Esse é um diferencial máximo, porque nós conseguimos, desde o processo seletivo, visualizar um futuro para as nossas Políticas de Assistência Estudantil e Diversidade e Inclusão", disse.

No IF Baiano, as Políticas de Assistência Estudantil e Diversidade e Inclusão têm ações que também englobam as ações afirmativas. Ainda em processo de institucionalização, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), que já funciona em alguns campi do Instituto, tem como objetivo estudar e investigar questões que envolvam a igualdade e a proteção dos direitos de pessoas e de grupos étnicos. O NEABI é uma das ações do Programa de Diversidade e Inclusão do Instituto. Além do NEABI, outra Política que também abrange as ações afirmativas é o PAISE. Nele, que faz parte da Política de Assistência Estudantil, os estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica recebem auxílios que proporcionam a permanência e o progresso do estudante durante sua vida escolar.

“Antes, quando víamos o Instituto, ainda tínhamos a visão de agrotécnica. Tínhamos a visão de que o público vinha do campo, da zona rural. Após uma pesquisa feita depois da implantação das cotas e a compilação das inscrições passadas [Processo Seletivo] percebemos que temos um público urbano, de diversas etnias, com necessidades educacionais específicas. Nós temos um público muito diferenciado”, explicou Neurisângela.

Com Inscrições abertas até o dia 24 de novembro, os candidatos podem, durante a inscrição, optar por concorrer a uma das vagas pelo sistema de cotas.

 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Parceria entre IF Baiano e EPAB capacita 27 professores da República dos Camarões

Após firmar parceria no ano de 2011 com a Escola Prática de Agricultura Binguela (EPAB), localizada na República dos Camarões, na África, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), representado pela professora do campus Uruçuca e coordenadora da parceria, Cinira Fernandes, e o professor Clovis Sampaio, capacitou 27 professores da EPAB nas áreas de agricultura familiar, uso de resíduos para a produção de bio-fertilizantes, adubo e organização da formação profissional nos setores agro-silvo-pastoris. A primeira etapa da capacitação, realizada em setembro deste ano, ocorreu em Camarões e teve duração de 10 dias.

Segundo Cinira, o objetivo da parceria, ainda em vigor, é o de “revitalização da Escola Prática de Binguela”. De acordo com ela, a Escola,


que antes possuía uma carga teórica muito grande, “agora é mais prática”. Ao contrário da formação ofertada pelo IF Baiano, que é técnica profissional, o curso ofertado pela EPAB é focado na formação de mão de obra para empresas rurais e para a formação do próprio agricultor como produtor.


Para a capacitação dos professores, um plano de ação foi construído pela coordenação da parceria envolvendo temáticas que abrangessem o contexto dos alunos. Na primeira capacitação, o curso ministrado envolveu a temática da Agricultura familiar, prática que, segundo Cinira, é responsável por 80% da Agricultura de Camarões. Além da capacitação em Agricultura Familiar, noções de produção de compostos e biofertilizantes com a utilização dos resíduos produzidos pela escola também foram ensinadas. Na EPAB, os cursos ofertados são de criação de frangos, criação de suínos, horticultura, manejo de máquinas agrícolas e criação de peixes.    Para Cinira, a parceria "é muito importante para eles (EPAB) e também para o Instituto. É uma troca de experiência muito grande, uma vivência de uma outra realidade. A vinda desses professores de lá também é uma grande experiência para nós aqui", disse. 


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Agropecuária: Conheça um pouco mais de um dos nossos cursos


Alunos do campus Senhor do Bonfim 
A lida com o campo e com animais é uma atividade que, quando bem planejada, pode trazer desenvolvimento social e econômico para a região na qual é praticada. No entanto, para que o progresso desejado seja alcançado, é necessário que tal prática obedeça a critérios de uso sustentável do solo e de prevenção e sanitização durante as produções animal, vegetal e agroindustrial.


Aula prática no campus Senhor do Bonfim
Na Bahia, a agropecuária é uma das atividades que mais gera emprego em cidades do interior. E é pensando em ofertar qualificação profissional para essa área que o IF Baiano oferta o curso Técnico em Agropecuária em 08 dos seus 10 campi distribuídos pelo estado. Responsável por ensinar a planejar, executar e acompanhar atividades que envolvam o uso e manejo do solo e a criação de animais, o curso possibilita que o técnico atue em propriedades rurais, empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais e empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Aula prática de criação de aves

No IF Baiano, o curso é voltado para atividades relacionadas à agricultura e a Zootecnia e proporciona o contato com as tecnologias da área de agropecuária que contribuem para que o estudante possa analisar, planejar e intervir no setor do cultivo agrícola e da criação de animais. 





Aula de Campo no Campus Senhor do Bonfim

Além disso, outra característica do  curso ofertado pelo instituto é a formação de um compromisso ambiental. Preocupado em proporcionar um equilíbrio entre profissional e meio ambiente, o IF Baiano prioriza em seu curso os princípios da sustentabilidade para que haja uma relação norteada pelo respeito entre o ser humano e natureza.