quarta-feira, 23 de julho de 2014

Estudantes implantam grêmio no Campus Governador Mangabeira

Nesta segunda-feira, 21, os estudantes do Campus Mangabeira realizaram eleição para escolha da primeira gestão do grêmio. Desde abril, os estudantes vem se articulando para realizar de forma democrática a implantação da representação estudantil no campus, com a criação e aprovação do regimento eleitoral.

Em abril, foi criado o estatuto do grêmio, que deverá ser implantado pela chapa eleita com 72 votos, dos 84 computados. “Estamos aptos a batalhar por um campus participativo, buscar melhorias em assistência estudantil, política de acesso e permanência, valorização da arte, cultura e esporte como método inovador e transformador”, disse o estudante Jeferson Santos, presidente do grêmio do Campus Mangabeira. A posse da diretoria ocorrerá na próxima segunda-feira, 28.

Fotos: Movimento Estudantil - Campus Mangabeira


Outras notícias:


sexta-feira, 18 de julho de 2014

Encontro promove diálogo com alunos egressos

Entre os 14 e 15 anos se deslocava para cidade para estudar. As férias eram desfrutadas na zona rural de Itaberaba. Um dia pegou uma carona em um caminhão com os irmãos mais velhos e, ao avistar os animais no pasto da Escola Agrícola de Catu, resolveu estudar ali. “Me encantei de imediato. Voltei para Itaberaba, para buscar minha documentação, participei da seleção, passei e comecei a estudar aqui. Hoje sou professor deste campus”, disse o aluno egresso, José Carlos Soares, no XXI Encontro de Ex-alunos do Campus Catu.

O Encontro acontece todo ano, reunindo turmas de diversos anos. Este ano, cerca de mil pessoas participaram. A tradicional reunião acontece no campus, com café da manhã típico, culto ecumênico, homenagens aos egressos escolhidos pela comunidade e outras atividades de confraternização, nas quais também participam os familiares e amigos dos egressos.

O reitor, Geovane Barbosa, também esteve presente no evento. “Sinto uma satisfação muito grande em participar deste Encontro, principalmente, por ter estudado nesta Instituição”. Ele afirmou que pretende expandir o Encontro para todos os campi do Instituto. “A ideia é justamente promover o feedback entre os egressos e a Instituição, no que se refere a aspectos profissionais”, afirmou.

Durante o Encontro, o diretor geral e também ex-aluno, Osvador Brito, lembrou o aniversário do campus, que, em março, fez 50 anos. Ele também convidou a todos para partiticiparem da 12ª Feira dos Municípios e 3ª Mostra de Iniciação Científica(FEMMIC), entre os dias 5 a 9 de agosto, no Campus Catu.

Texto com informações do Núcleo de Comunicação e Eventos - Campus Catu
Fotos: Ana Mottas

Outras notícias:

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Estudante apresenta projeto de programa audiovisual

Criado com o intuito de popularizar as ciências, o programa audiovisual “Ó a Ideia”, utiliza o YouTube como instrumento de aprendizagem e popularização das ciências. Os estudantes abordam temas sobre diversas disciplinas, com o apoio e estímulo das atividades desenvolvidas pelo Programa Ciência Itinerante.

No programa, os estudantes apresentam os seus projetos, explicando as metodologias e resultados. “Ele surge da necessidade de novos cientistas para o Brasil. Criamos vídeos com experiências para demonstrar que a ciência é acessível ao público mais jovem e mais pobre”, disse o estudante Rogério Junior.

Em maio, o trabalho foi premiado na II Expo Nacional Milset Brasil. O projeto é orientado pelo professor Marcelo Oliveira e, além de Rogério, participam os estudantes Gabriel Lago e Luana Santos.

Confira o vídeo que explica o projeto.

Outras notícias:






quinta-feira, 3 de julho de 2014

Campus Uruçuca capacita agricultores da região de Itagibá

Através de uma parceria com Instituto Sócio Ambiental Sofrê, o Campus Uruçuca vem promovendo atividades de capacitação para agricultores da região de Itagibá, Bahia. A parceria, que iniciou em 2011, já beneficiou 110 pessoas. Conforme o diretor acadêmico do Campus, Daniel Oliveira, é através da cooperação institucional que “conseguiremos oferecer produtos e serviços de qualidade ao publico atendido, destacando o agricultura familiar, por meio do associativismo e ao acesso as políticas públicas”, disse.

De acordo com os professores Josué Oliveira e Anapaula Coelho, já houve capacitações nas áreas de Derivados do Leite, Beneficiamento de Vegetal, Cultivo de Flores Tropicais, Produção de Chocolate e Produção de Essências Florestais. Os professores afirmam que, através da parceria, é possível incentivar a produção e aproveitamento de produtos regionais, com aplicação de técnicas modernas, seguindo a legislação vigente e proporcionando aos envolvidos melhor compreensão sobre as novas exigências do mercado consumidor.

Os professores acreditam que estas atividades dão maior visibilidade ao IF Baiano, atraindo os jovens da região para os cursos técnicos e superiores. Além disso, os estudantes também participam das atividades como monitores.

Fotos: Campus Uruçuca


Saiba mais sobre o Instituto Sofrê em http://ambientalsofre.blogspot.com.br/