“A
arte é um espaço conciliador que possibilita um diálogo efetivo
com todas as esferas do conhecimento”.
-
Jamyle
Souza, professora de Língua Portuguesa do Campus
Valença
E
foi contemplando várias áreas do conhecimento que o Campus Valença promoveu a Semana de Arte e Cultura, envolvendo os
componentes curriculares de Língua portuguesa e Literatura,
História, Artes, Redação e Metodologia Científica, Língua
Espanhola e Língua Inglesa, além de estímulo à
leitura. “Demonstramos,
na nossa Mostra Cultural, que a arte e a cultura são também espaços
de acesso ao conhecimento e exercício da cidadania”, disse
a professora Jamyle.
A
mostra cultural contou com apresentações artísticas desenvolvidas
pelos estudantes, além de sessões de cinema, oficinas de cordel,
leitura, teatro, mesas-redondas, apresentações musicais e desfile
de beleza negra. Estudantes, pais, professores, egressos, alunos
de outras escolas e a
comunidade puderam
acompanhar as manifestações culturais, que aconteceram na próprio
Campus
e também no Centro de Cultura de Valença.
Júlia
dos Santos, estudante de Agropecuária, pintou um painel
para servir de cenário em uma apresentação da turma sobre o
romance “O Cortiço”, de
Aluísio Azevedo.
“Pela
primeira vez tive um trabalho meu exposto. Uma experiência
extraordinária, porque nos tira do cotidiano de sala de aula,
fazendo que nos interessemos, ainda mais, sobre os conteúdos. O
conhecimento adquirido nos entusiasma para novos desafios, novas
atividades voltadas para Arte e Cultura”, disse.
Festival
da Canção
- Os estudantes pesquisam, estudam e escolhem canções do período
da Ditadura Militar e, com uma banda composta por professores do
Campus,
apresentam-se ao vivo. “A
ideia é possibilitar a socialização do conhecimento histórico de
forma divertida e, ao mesmo tempo, reviver a época dos Festivais da
Canção”, disse a professora Fabiane Andrade.
Para
Marilson Andrade, estudante de Agropecuária, o Festival e a Mostra
Cultural são oportunidades
para estimular outros métodos de estudos, além da sala de aula.
“Foi
possível
conhecer e entender o que foi a história e muitos movimentos
culturais que marcaram a história do Brasil. Através desta
atividade, nós,
os
alunos, tivemos
uma maior facilidade em trabalhar em grupo e nos expressar em
público,” afirmou.
Vitrine
Literária
– Surgiu
em 2012, quando os professores
da área de linguagens do Campus
Valença decidiram despertar o interesse pela Literatura e Artes,
através
de apresentações teatrais.
“A
Mostra começou como algo simples e com o passar dos dias foi tomando
uma dimensão que não esperávamos. A receptividade do trabalho,
principalmente pelos talentos descobertos dentro do instituto,
motivou-nos a continuar lutando para que ela ocorresse”, disse
a professora Joseana Santana.
“O
resultado da primeira edição da Vitrine Literária permitiu
confirmar a teoria de que se aprende melhor quando se está na
posição de participante, em vez de espectador do conhecimento”,
complementou
a
professora, Jamyle Souza.
Em
2014, com apoio do setor de bibliotecas do Campus,
a Vitrine Literária passou a ser aberta para participação da
comunidade e,
neste ano, foi incorporada a Mostra Cultural. “Foi
uma surpresa pois na nossa cidade não se vê muitos trabalhos
envolvendo arte e cultura. Acho importante incentivar os alunos a
mostrar os seus talentos. Não só eu, mas toda plateia se encantou
com as apresentações e, com toda certeza, gostaríamos que tivesse
mais uma vez. Acho que seria interessante abrir esse tipo de trabalho
para o público em geral, com um horário acessível”, disse
a visitante da Mostra Cultural, Eliene Cardoso.
A
Mostra Cultural foi fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão,
através de edital.
“Os alunos se envolveram com tanta empolgação, cumplicidade e comprometimento que desenvolveram um excelente trabalho coletivo. Foi um processo em que a aprendizagem se deu de forma concreta, aliando a nossa prática: ensino/ pesquisa e extensão”. - Joseane Santana, professora
“Implementamos o projeto para que ele se tornasse algo maior e que envolvesse toda a comunidade, escola, como também o público externo, de forma geral. Queríamos que o evento fosse atrativo e que trouxesse resultados reais”. - Lia da Silva, professora
“Alunos que só conheceram os contos da literatura brasileira através de leitura, passam a dar vida a esses personagens e compreender toda trajetória histórica. Existe o empenho dos professores an utilização de metodologias diversificadas para dar um sentido real ao trabalho e a participação da família e gestão escolar, completando a comunidade acadêmica” - Leonízia de Almeida, pedagoga
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