Estudantes do curso de
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus
Guanambi estão promovendo a inclusão digital de crianças da Vila
Ceraíma, no entorno do Campus. Além de ensinar, os estudantes atuam
elaborando material didático e realizando montagem e configuração
de computadores. Para o estudante, Elio Braga, “no projeto, nós
trabalhamos com crianças de diferentes idades e, com isso aprendi a
trabalhar com público diverso, reconhecendo o rítmo e as
dificuldades de cada um, para assim fazer o acompanhamento
necessário”, disse.
O objetivo do projeto é
promover a interação entre os alunos do curso de ADS com a
comunidade, ao mesmo tempo que proporciona as crianças uma atividade
complementar às atividades escolares. “Por se tratar de uma
comunidade não contemplada com escolas, posto de saúde, transporte
público e atividades de entretenimento, acreditamos que a oferta do
projeto é de suma importância para o desenvolvimento pessoal e
profissional das crianças atendidas”, disse a professora e
coordenadora do projeto, Paula Patrícia da Silva.
“Eu nunca tinha participado de um curso assim. Gostei muito. Melhorou muito no meu desenvolvimento e conceito sobre o funcionamento da máquina, poder interagir e ter a curiosidade de melhorar no meu dia a dia”.
Gabriele dos Santos, aluna do curso de extensão em inclusão digital
O curso de Informática
Básica foi concebido para crianças na faixa etária de 8 a 12 anos,
duas vezes por semana. “Na elaboração de material didático
tivemos que adaptar a linguagem, levando em conta o público-alvo.
Elas [as crianças] contribuíram para que desenvolvesse habilidades
de docência como condução e elaboração de aulas e capacidade de
trabalhar com crianças e adolescentes”, falou o estudante Maicon
de Souza.
Já o estudante Janilton
destaca o compromisso social deste tipo de ação. “A participação
neste tipo de atividade demonstra a preocupação para com a
comunidade, o desenvolvimento do 'eu cidadão', preocupado com a
situação de outras crianças que não tiveram oportunidades
melhores e condições favoráveis de aprendizado”, disse.
Para dar vida ao projeto,
o IF Baiano contou com o apoio da comunidade, através da associação
de moradores, e de empresários da região, a fim de implantar de um
laboratório de Informática na comunidade. Paula conta que a
intenção é ampliar a oferta de cursos para Jovens e Adultos.
Para estimular
iniciativas como esta no IF Baiano, a Pró-Reitoria de Extensão
lançou um edital de fomento para projetos relacionados à inclusão
digital de grupos em situação de vulnerabilidade social, como da
agricultura familiar camponesa, quilombola, indígenas.
Depoimentos:
"Nessa comunidade, existem várias pessoas sem acesso a tecnologia, e através desse projeto, pudemos ensinar a importância da informática, além demonstrar funções básicas” - Vinícius Pires, estudante de ADS
“Eu aprendi a usar o computador de maneira correta. A partir das oficinas, pude ter noção do que eu já sabia e foi concretizado e informado como é de verdade”. - Lorraine Rodrigues, aluna do curso de extensão em inclusão digital
“Eu
consigo mexer no computador com mais facilidade e
tenho a expectativa de fazer outro curso
mais avançado”. - Jamily da Silva,
aluna do curso de extensão em inclusão digital
“Eu
aprendi muita coisa e isso pode me ajudar no futuro”. - Alvaro dos
Santos, aluno do curso de extensão em inclusão digital
“Aprendi
a mexer no computador e digitação. Poderá me ajudar em um bom
trabalho” - Caique Rocha, aluno do curso de extensão em inclusão
digital
“Eu
aprendo mais rápido no curso técnico. Em
algumas áreas o computador não é encontrado em espaços rurais”.
- Evelin Ribeiro, aluna
do curso de extensão em inclusão digital
Fotos:
Estudantes de ADS do IF Baiano – Campus Guanambi
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