Na
última semana de maio, 25 a 31, o Instituto Federal Baiano
(IF Baiano), por meio de seu pesquisador e coordenador institucional
do LIFE (Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores), José Rodrigues, participou de reunião de
trabalho com representantes institucionais do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) e do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no
Brasil e três, dos países Argentina, Uruguai e Paraguai, além de
dois observadores do Peru em Montevideo, Uruguai.
José Rodrigues (Instituto Federal Baiano),
Leonor Paini (Universidade Estadual de
Maringá – PR) e Luiz Henrique
Zeferino (FAETEC-RJ)
|
“As dificuldades são muito parecidas: desvalorização da carreira docente que tanto lutamos,
fortalecimento de todo ensino (com foco na formação do professor),
qualificação do professor, reconhecimento da importância da carreira”
fortalecimento de todo ensino (com foco na formação do professor),
qualificação do professor, reconhecimento da importância da carreira”
- José Rodrigues -
Para
Rodrigues, a
Reunião foi uma oportunidade para
apresentar as
experiências do LIFE no Campus
Santa Inês, o
projeto de pesquisa Kimera – Cidades Imaginárias do
professor André Rezende desenvolvido
no
GEOTEC
- Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade
da
UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e
o projeto de desenvolvimento de maquetes e materiais voltados à área
pedagógica com impressora 3D. “Uruguai
recebe agora a implantação de uma indústria para a produção de
impressora 3D; para eles, foi valiosa a aplicação desses
equipamentos que
também têm fins educativos”, destaca.
O
encontro,
segundo o pesquisador, é
a oportunidade para
discutir experiências exitosas e
observar problemas que acontecem nos diferentes países. Por
exemplo, no Brasil, os cursos de magistério estão em processo de extinção, mas, no
Uruguai e no Paraguai, ainda
existem as formações de professores como maestros em Institutos
(fora
do espaço da universidade).
Segundo
Rodrigues, aqui
existe uma formação para o licenciado que alia Ensino, Pesquisa e
Extensão o
que não ocorre nos dois países mencionados. “Nossos
problemas são muito mais complexos – na nossa cidade de Salvador,
temos um número superior de pessoas a todo Uruguai”, afirma. Outra
questão pontuada
pelo pesquisador:
na
realidade brasileira, 51% dos docentes não
são licenciados e estão lecionando disciplinas; na
realidade uruguaia, quase
100% tem formação docente em escolas próprias como maestros.
“A violência nas escolas é um problema que encontramos em todos os países”
“A violência nas escolas é um problema que encontramos em todos os países”
- José
Rodrigues -
O
que é o PASEM? Uma
nova atividade do Setor Educacional do Mercosul – SEM conjuntamente
com a União Europeia
nos processos de cooperação. Ele
se
propõe a desenvolver ações que contribuam com
a
melhoria
da formação inicial o desenvolvimento profissional dos docentes na
região (desenho
e gestão de
políticas públicas para a formação e o desenvolvimento
profissional; reconhecimento de estudos; aprendizagem de espanhol e
português como línguas estrangeiras; alfabetização e uso das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o ensino e a
aprendizagem;
consolidação dos vínculos institucionais.
“No
marco do Plano Estratégico do SEM, o PASEM contribuirá com a
consolidação da cidadania
regional e a melhora da qualidade da educação na Argentina, no Brasil, no Uruguai, no Paraguai
e nos países beneficiários do Programa"
regional e a melhora da qualidade da educação na Argentina, no Brasil, no Uruguai, no Paraguai
e nos países beneficiários do Programa"
-
José Rodrigues -
Crédito/Imagem: acervo do pesquisador José Rodrigues
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