terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Matrizes curriculares dos cursos terão núcleo comum

Para unificar ementas e cargas horárias dos cursos do IF Baiano, foi criado em 2013 um Grupo de Trabalho para elaboração do Núcleo Comum dos componentes curriculares de todos curso, oferecido em campi diferentes.

A unificação dos componentes curriculares do Ensino Médio visa ao bom desenvolvimento dos cursos da educação profissional em todos os campi da Instituto, permitindo ao aluno avançar nos estudos através de uma formação comum.

“A ideia de um Núcleo Comum com conteúdos que sejam fundamentais para formação do estudante parte da necessidade de uma formação única para todos, o que facilita a migração dos aluno entre os campi e, se ele desejar e houver oportunidade, entre cursos”, afirmou a coordenadora da Educação Básica e Profissional da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, Helena Coura.

Outro aspecto importante do Núcleo Comum é a chamada integralização dos componentes curriculares, que significa o trabalho conjunto de vários destes componentes. A integralização vai permitir aos professores trabalhar em conjunto, enriquecendo o conteúdo ensinado.

Além disso, com a integralização, será possível pensar em temas que permeiam o cotidiano dos estudantes e também exigidos pela legislação, tais como: questão etnicorracial, o reconhecimento da importância do idoso, do meio ambiente, da sustentabilidade. “Trabalhar o conhecimento como um todo, porque a ideia de fragmentação do conhecimento é uma coisa didática”, conclui Helena.

Os Grupos de Trabalho referente às áreas de Informática, Alimentos, Administração e Agropecuária estão em fase de finalização. Para implementar as modificações nas matrizes, será dado continuidade ao processo de formação dos servidores envolvidos com os cursos da Educação Profissional de Nível Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário