sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” - Nelson Mandela

Em memória a um dos maiores líderes da luta pela igualdade de direitos e responsáveis pelo fim do regime racista na África do Sul, o IF Baiano reafirma seu compromisso com ações em prol da inclusão e do processo de democratização do acesso à educação.

Como uma de suas ações efetivas, o Instituto adota o sistema de cotas no seu processo seletivo, conforme a lei a lei N° 12.711/12. As vagas são preenchidas por autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Este é apenas um dos atos que marcam o compromisso do Instituto com as ações afirmativas que conta com uma Política de Assistência Estudantil Diversidade e Inclusão e com Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, em processo de estruturação nos campi do Instituto.

Para além de uma questão legal, as ações institucionais abrangem a promoção de discussões em salas de aula e outras atividades que reafirmam a importância de abolir a discriminação. No mês de novembro, em que se comemora a Consciência Negra, atividades culturais e interdisciplinares, realizadas por alunos e professores, marcaram a semana comemorativa do dia 20.

O 20 de novembro representa a comemoração da morte de Zumbi dos Palmares, como também é um marco da luta das populações negras. Neste dia, os discentes, integrantes da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) e alunos do curso de Agronomia do campus Guanambi, apoiados pelas professoras e pesquisadoras, Rosângela Figuereido Miranda e Maiza Messias Gomes, desenvolveram um projeto de intervenção visando à conscientização sobre as trajetórias de populações africanas e afro-brasileiras. Tal ação firma-se importante porque nesse período, os movimentos negros concentram os debates sobre as questões raciais no Brasil e buscam ações políticas para combater as práticas racistas”. - Giliarde Alves dos Reis, estudante do Campus Guanambi

Confira outras ações do Dia da Consciência Negra no IF Baiano Campus Itapetinga: http://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/?p=25250 

Fotos: Campus Guanambi

Nelson Mandela - Principal representante do movimento contra o Apartheid, vigente entre os 1948 e 1993, na África do Sul, após engajar-se na luta pela igualdade, passou 27 anos de prisão, acusado de deixar o país ilegalmente e, posteriormente, por sabotagem. Somente em 1994, foi eleito como o primeiro Presidente negro do país. Apesar da saúde frágil e do fim da sua carreira política e aparições públicas, Nelson continuou voltado para as causas de organizações sociais e direitos humanos. Faleceu, nesta quinta-feira (5), aos 95 anos, em Pretória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário