quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Institutos Federais completam cinco anos

Criados em dezembro de 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia se propõem a oferecer educação profissional em diversas modalidades, facilitando a entrada de profissionais no mundo do trabalho. Nestes cinco anos de atividades, os Institutos Federais, com 459 campi espalhados em todo o país, atingiram 1 milhão de matrículas, sendo 54% em cursos técnicos. Uma das metas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, é chegar, em 2022, com mil campi em funcionamento.

A Rede Federal oferece cursos superiores, pós-graduações, técnicos e de educação inicial e continuada. “A grande distinção das Universidades Federais para os Institutos Federais é que nós atuamos em todos os níveis. Atuamos na educação básica e no nível superior, numa interlocução direta com os arranjos produtivos locais e com as demandas das empresas, através das pesquisas aplicadas e da extensão tecnológica”, esclarece o coordenador do Núcleo Estruturante de Políticas de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Nilton Cometti.

Além das formações nas áreas de engenharias, os Institutos Federais devem oferecer 20% das vagas para licenciaturas, contribuindo para formação de professores e para superação de uma lacuna gerada pela falta de professores nas áreas de matemática, física, química, biologia e geografia. “As licenciaturas são fundamentais porque há uma carência enorme nas redes municipais e estaduais com formação de qualidade e nós precisamos atuar. Os cursos de tecnologia são mais curtos e podem colocar os profissionais em evidência rapidamente no mercado e atender a demanda do setor produtivo e da sociedade”, disse Cometti.

O quinquênio da Rede Federal tem sido comemorada em diversas ações nos Institutos Federais. Uma cerimônia, em Brasília, marcou o início das festividades na Rede. No IF Baiano, as ações alusivas aos cinco anos, começaram em setembro com atos solenes, homenagens aos servidores, premiação de estudantes, além do lançamento do selo de cinco anos, revista, livro memorial e vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário