quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Estudantes participam da Etapa Nacional dos JIFs

O Instituto Federal Baiano participou pela primeira vez da etapa nacional dos Jogos dos Instituto Federais (JIF 2014), através de dois estudantes atletas – Iure Gustavo de Oliveira (Campus Senhor do Bonfim), na modalidade atletismo, e Eva Emaly Praesent (Campus Valença), modalidade Judô.
 
A atleta Eva Emaly recebeu duas medalhas prata (uma na categoria médio e outra na categoria absoluto) e uma medalha de bronze (categoria equipe). Nesta entrevista, os estudantes falam sobre a prática de esportes.
 

Bem Baiano - Por que resolveu praticar esporte?
Eva - Na verdade, sempre pratiquei esportes, porém não de luta, já fiz ballet e dança afro. Nunca gostei de ficar parada. Minha mãe é professora de dança afro, então esse foi meu ponta pé inicial.
Iure - Primeiramente, por incentivo de meus pais, depois por me apaixonar por esportes.

Bem Baiano - Qual o benefício que isto traz para sua vida?
Eva - Graças ao Judô tive a felicidade de conhecer vários lugares e pessoas incríveis. Este esporte traz muitos benefícios a minha saúde, tanto mental quanto física. Lutar é a única forma de me sentir viva.
Iure - Eu me sinto muito melhor praticando esportes. Minha saúde melhora, até meus pensamentos ficam mais rápidos. Vejo, no esporte, uma explicação para vida: sempre devemos nos esforçar pelo o que queremos, nunca desistindo e sempre tentando chegar até o fim.

Bem Baiano - Você já participou de outros eventos esportivos?
Eva - Sim, ano passado participei do último circuito baiano de Jiu-jistu onde fui campeã. Já, este ano, estou participando do circuito baiano de Judô que é composto de 10 etapas: na primeira etapa conquistei a medalha de bronze e a partir das outras (2, 3, 4, 5, 6) fui campeã. Tive a oportunidade de me classificar para Brasileirão, mas por conta da minha graduação no judô, não pude participar do evento.
Iure - Quando tinha 15 anos, participei das Olimpíadas Intercolegiais de Campo Formoso, cidade vizinha a Senhor de Bonfim, onde conquistei o primeiro lugar na mesma prova de 5 km. Participei da corrida da independência do Brasil, que ocorreu em Senhor de Bonfim, na qual também ganhei em primeiro lugar.

Bem Baiano - Como você se sentiu representando o IF Baiano na etapa nacional dos JIFs?
Eva - Orgulhosa de ter conseguido chegar onde cheguei e, ao mesmo tempo, me senti com uma grande responsabilidade de trazer o melhor resultado para meu estado.
Iure - Foi uma experiência que não tem preço, pois podemos mostrar que o nacional é possível e que apenas precisamos nos esforçar nos treinos.
 
Bem Baiano - No Campus Valença, existe o projeto “Karatê-Dô Tradicional Cidadão”, que atende a comunidade acadêmica do campus e também alunos das escolas públicas regionais. O que você acha desta iniciativa?
Eva - Acho essa iniciativa super importante para a construção social do bairro onde o Instituto se localiza. Com este projeto, é possível a interação da população com o Instituto.

Bem Baiano - Para aquelas pessoas que estão começando a praticar alguma modalidade, que mensagem você deixaria de estímulo?
Eva - Este esporte traz benefícios físicos e psíquicos, amplia nossos horizontes e, quando gostamos, nos dá prazer e satisfação. É uma ótima forma de socializar e fazer verdadeiros amigos que poderá levar para o resto da vida. O judô não é nada fácil. Sempre caímos, mas com toda a certeza levantamos mais fortes, aprendemos com os erros e evoluímos a cada dia de treino. Independente das dores e das lesões, nunca desista.
Iure - Faça o seu melhor nos treinos e nunca pense que é incapaz, pois, com esforço e dedicação, conseguimos nos superar. O real sentido de uma competição não é apenas alcançar a vitória da prova, mas alcançar a vitória da superação.
Fotos: Fernanda Palmeira - Campus Catu e Arquivo Pessoal 
 
Saiba mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário