quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Estudantes são estimulados a participar do Programa Jovens Embaixadores

Com o intuito de motivar os estudantes a se desenvolver e ganhar mais experiências, o professor do Campus Santa Inês, Luiz Pacheco, vem preparando os estudantes para participarem do Programa Jovens Embaixadores. “A importância de iniciativa como esta para a formação do cidadão é imensurável, só quem vive experiências como estas, sabe a dimensão de sua importância, porém é difícil traduzir em palavras.”, disse.

Pacheco conta que utiliza sua própria experiência no exterior, quando foi voluntário em uma escola em Miami, para estimular os alunos. “O melhor meio que temos de expressar, é estimular nossos alunos, nosso colegas, a participarem de experiências internacionais deste tipo. É uma energia especial que nos estimula a diminuir ou eliminar as fronteiras que nos limitam”, falou.


O estudante, André Gomes, terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária, está participando da seleção para o Programa. “Eu tenho interesse pelo inglês desde a 7ª série do fundamental. Desde então, pratico o idioma em sites, cursos online e assisto séries e programas legendados”, contou. Para prova de proficiência, ele diz que a avaliação “não exige de você o conhecimento pelas normas/regras da língua, mas sim o quanto você é comunicável e conhece a si mesmo”, analisa. Ele disse que foi influenciado pelo amigo Rodrigo Gomes, egresso do IF Baiano, que foi Jovem Embaixador, no ano passado.
Caso André seja selecionado, a coordenação do Programa fará uma visita domiciliar e o seu nome será encaminhado para Embaixada Americana, a fim de selecionar 50 participantes de todo o Brasil. “André Gomes é um aluno exemplar. Qualquer Instituição de Ensino teria a maior honra em tê-lo entre seus alunos”, disse Pacheco.

Jovens Embaixadores - Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos.
Fotos: Pedro Fernandes - Ascom/Reitoria

Confira mais sobre ações de Internacionalização no IF Baiano:





Nenhum comentário:

Postar um comentário