terça-feira, 30 de setembro de 2014

Servidores participam de projeto para melhoria da qualidade de vida no trabalho

O Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (NASQ), vinculado a Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Baiano, promoveu, na Reitoria, atividades para melhoria da qualidade de vida no trabalho. As ações fazem parte de um projeto piloto para implementação do Programa Movimente-se com Saúde.

O ambiente de trabalho deve ser um local prazeroso, alegre e produtivo, pois passamos parte de nossa vida dedicadas a essa atividade. E atrelamos a qualidade de vida a proteção a saúde do trabalhador”, disse a chefe do NASQ, Hildete Andrade.


Para Rosimeire Baraúna, docente, “neste tipo de atividade, proporcionada aos servidores, quem tem a ganhar é a instituição. Além de melhorar nossa atuação, vai ter melhores condições físicas para trabalhar. É de fundamental importância ter estas atividades, auxiliando nosso processo de trabalho”, disse.

De acordo com Hildete, o Núcleo vem realizando uma pesquisa epidemiológica para implementar programas de promoção à saúde. “Os dados preliminares chamam a atenção para dois tipos de adoecimento frequente: patologias relacionadas a sofrimento mental e associadas ao sistema osteomuscular”, disse Hildete.

Enquanto a pesquisa não foi finalizada, o Núcleo recorreu a abordagem hegemônica em Qualidade de Vida no Trabalho, o que requer a verificação da adesão ao projeto piloto e, caso seja satisfatória, o programa será implantado no Instituto. foram oferecidas aulas de Yoga e a Ginástica Laboral.

Manuel Lima, preparador físico do GEAP, realizou a primeira aula de alongamento na Reitoria. “Fazemos atividades de alongamento, ginástica laboral e alguns exercícios que são benefícios para os funcionários que trabalham diariamente no computador. Atuamos também para correção de postura, fortalecimento de articulações e músculos que eles utilizam durante o dia. Alguns alongamentos podem ser feitos no próprio ambiente de trabalho para ajudar a evitar lesões provocadas por movimentos repetitivos e aliviar o estresse do funcionário, melhorando a autoestima e o relacionamento social com os colegas”, afirmou.
Para Neurisângela Miranda, técnica em Assuntos Educacionais, o alongamento “é extremamente necessário, principalmente, por causa da nossa rotina maçante, lidando com processos em frente ao computador, fazendo movimentos repetitivos. Esse tipo de atividade nos deixa mais leves para voltar ao trabalho e aumenta a produtividade”, avaliou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário