quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Coordenadora de Química fala sobre o curso reconhecido pelo MEC


Reconhecido pelo MEC, o curso de Licenciatura em Química, no Campus Catu, recebeu conceito 4, numa escala de 1 a 5. Foram avaliadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso. Nesta entrevista, a coordenadora, Alexandra Carvalho, fala sobre o curso no campus Catu, que oferece 40 vagas por ano.

Bem Baiano Qual foi o propósito para a concepção do curso?
 
Alexandra Carvalho - Iniciativas voltadas para a formação inicial e continuada de professores, contribuem para que as cidades da região possam ter professores, em número suficiente para atuar na Educação Básica, minimizando a escassez de docentes na área de Química, além de propiciar ao licenciado, a atuação com competência e compromisso ético, com as transformações sociais orientadas à construção de uma sociedade justa.


Bem Baiano – De que maneira, foi planejada a formação dos estudantes?
Alexandra Carvalho – O curso de Licenciatura em Química desenvolverá a formação humanística dos graduandos, de modo transversal e interdisciplinar, por meio das temáticas ambientais e antropológicas – indígena e africana, propiciando uma maior inserção com as questões locais e regionais. Assim, o curso vem oportunizar, por meio da formação de profissionais, o recurso humano necessário para apoiar as ações de ensino, pesquisa e extensão na Educação Básica da região, atender às expectativas e necessidades sociais, sem perder de vista os princípios legais e
éticos que regem uma educação de qualidade.

Bem Baiano – Como o curso materializa as políticas de ensino, pesquisa e extensão?
Alexandra Carvalho - A extensão deverá se orientar não só pelos desafios tecnológicos, mas também pela questão ética que diz respeito à amplitude da existência humana. Assim, parece fundamental que a essas atividades e ações, se busque o equilíbrio entre vocação técnico-científica e vocação humanística. Desse modo, a indissociabilidade entre os três eixos (ensino, pesquisa e extensão) acontecerá, quando as atividades de extensão forem entendidas e praticadas como princípio educativo. No curso, os estudantes desenvolvem atividades no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com as escolas da Educação Básica da Região e conta com 57 discentes desenvolvendo novas práticas de ensino.

Bem Baiano - Qual o perfil profissional licenciado em Química?
Alexandra Carvalho - O Licenciado em Química oriundo do Curso do IF Baiano é formado com conhecimentos técnico-científicos, na sua área de atuação, aliado a uma ampla formação pedagógico-cultural, que lhe permite visão crítica do desenvolvimento científico e da aplicação desse conhecimento. A compreensão dos aspectos sociais envolvidos com a realidade educacional, possibilita ao licenciado que crie, planeje, realize, gerencie e avalie situações didático-pedagógicas, de forma eficiente.

Foto: Ana Motas/ Ascom - Campus Catu

Nenhum comentário:

Postar um comentário