sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Laboratório do Campus Lapa promove pesquisas para o desenvolvimento local

Desde 2011, professores do Campus Bom Jesus da Lapa e estudantes vem desenvolvendo pesquisas e ações de extensão, vinculando temáticas ligadas ao desenvolvimento na área rural. A partir daí, surgiu o Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento (LaPPRuDes), em 2013. Para Heron Souza, um dos coordenadores do Laboratório, “esta concepção representa com maior exatidão nossos propósitos de pensar integralmente ensino-pesquisa-extensão”. 



Para o coordenador do LaPPRuDes, Davi Costa, o objetivo é, além de formar estudantes do curso Técnico em Agricultura, através da metodologia “pesquisa-ação”, desenvolver atividades com as comunidades dos municípios do Território do Rio São Francisco,  “colocando a educação do campo, a agroecologia, o associativismo e a articulação interinstitucional como elementos balizadores e fundamentais ao desenvolvimento”, disse.

Atualmente, quatro projetos estão em andamento, com a participação de estudantes do curso de agricultura e informática do IF Baiano e pedagogia da Uneb. Um dos projetos inclui o acompanhamento da Associação de Mulheres Campesinas e o processo de constituição da Cooperativa de Agricultores Familiares, ambos de Serra do Ramalho. “Atuamos no sentido de fortalecer estas identidades (sociais, culturais, geracionais, de gênero, política, etc) sob a ótica do levantamento de demandas, reuniões coletivas, assunção de estratégias e avaliação de resultados”, esclarece o professor Davi.

Há também um projeto agroextrativista no município de Serra do Ramanho e Carinhanha, abrangendo a comunidade quilombola de Barra da Parateca, Assentamento Canabrava e o Santa Helena. Este projeto delineia práticas agroecológicas de controle biológicos e a valorização do bioma caatinga. Heron diz que, nesta perspecitiva, o intuito é criar “estratégias de formação de mercado consumidor consciente e agroecológico e inserir nos projetos de assentamento, a horta agroecológica como modelo para o autoconsumo e para a comercialização em mercados curtos”, esclareceu.

Para o dia 20 de setembro, está previsto um curso de formação continuada em Educação no Campo e Agroecologia para professores do ensino fundamental no municípios de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa. Esta ação faz parte de umas das etapas do projeto “Educação no Campo no Território do Velho Chico”. “Entendemos a Agroecologia como importante estratégia metodológica para a Educação do Campo e buscamos formar propagadores dos princípios agroecológicos, uma vez que nesse processo pressupõe-se a articulação escola-comunidade”, complementa Heron. Colaboram neste curso os professores Ediênio Farias, Daniela Chagas e Geangelo Rosa.

Saiba mais sobre o  LaPPRuDes em: http://lapprudes.net/

Outras notícias:

Pesquisadores do Campus Bom Jesus da Lapa reúnem-se com trabalhadores de cooperativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário