quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Servidora publica sobre história do Campus Santa Inês

Fruto de pesquisa do Mestrado em Educação Agrícola, pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, a servidora, Técnica em Assuntos Educacionais, Rosângela Rodrigues, lançou o livro “Criado na Roça: Trajetória e construção identitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês”.


Divido em três capítulos, a publicação trata dos aspectos internos e subjetivos construídos no cotidiano do espaço educacional. “Quando historiamos a instituição, revelamos seu sentido, tornando-a compreensível, significativa, projetiva”, disse Rosângela. De acordo com a autora, a partir das memórias dos sujeitos que fizeram e fazem a Instituição, foi possível retratar aspectos como representação, estrutura de ação e institucionalização, dando-lhe significado.




Rosangela conta que a ideia para a pesquisa surgiu a partir do momento da criação dos Institutos Federais, em 2009, com Lei 11.892/08, mesmo ano em que ela foi admitida no IF Baiano.“Todas as atividades já desenvolvidas, enquanto Escola Agrotécnica, passaram a ser voltadas para o conhecimento e implantação dessa lei, promovendo uma desconstrução e reconstrução de sentidos, de identidades”, afirma.


De acordo com a autora, a hitória “dessa instituição educacional oferece parâmetros de medidas de seus resultados enquanto projeto de sociedade”. E revela que sua motivação para abordar o tema veio do “desafio de problematizar o cotidiano educacional, as dúvidas, certezas, as relações sociais e prescrições legais com que é construído esse cotidiano”, concluiu.

Foto: Pedro Fernandes/ Ascom IF Baiano - Reitoria

3 comentários:

  1. Parabéns Rosangela. O Campus Santa Inês agradece por esse presente!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ver os frutos de um trabalho de pesquisa que foi feito com muito afinco e dedicação no PPGEA. Sem dúvida se trata de uma contribuição fundamental para a entendermos a história da educação profissional, especialmente no que diz respeito as agrotécnicas.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rosângela, te desejo muito sucesso, te admiro muito.

    ResponderExcluir