terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pedagogia da Rima: professor usa método que une ciência e poesia

Verso é boa síntese/Rima é melodia/Com eles se pode unir/Ciência e Poesia – Sérgio Almeida.

Desde 1999, o professor Sérgio Almeida vem convertendo a linguagem técnico-científico de Agroecologia em linguagem poética. Sua primeira publicação foi a “Cartilha Rimada da Manipueira”, em 2008, pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário.


“A partir desta publicação, fui procurado por alguns colegas desejosos de me mostrar seus escritos em versos e pedir opinião. Naquele momento, nasceu a ideia de escrever uma cartilha que sistematizasse aquelas informações com o objetivo de ajudar o principiante na arte da poesia pragmática”, conta. Em seguida, foi publicada a Cartilha Rimada de Agroecologia.


Percebendo a regularidade dos textos-técnicos científicos em versos rimados, o professor fez uma sistematização em dez regras do método de escrever, o qual denominou Pedagogia da Rima. Durante o Mestrado, o professor publicou cinco cartilhas para popularizar o método, que “utiliza a musicalidade da rima e o poder de síntese inerente ao verso, na composição de textos que conjuguem linguagem literária e saber técnico-científico e, sistematizando sugestões leves e didáticas de como fazer um poema, propõe integrar Ciência e Poesia”, esclarece.


Sérgio também oferece oficinas para professores e estudantes, a fim de popularizar o método e promover a capacitação. Atualmente, ele aplica a Pedagogia da Rima em suas aulas, apresentando ao final de acada assunto, uma síntese em versos rimados do conteúdo. “O método muito agrada aos estudantes, pois os mesmos testemunham que o aprendizado acontece de forma mais lúdica e, por isso, mais eficaz. Além disso, passamos a musicar poemas-síntese das aulas que ministramos. Esse recurso didático adicional (a música) que incorporamos à Pedagogia da Rima tem entusiasmado e conquistado os estudantes e nos estimulado a prosseguir e ampliar o trabalho, em função dos resultados obtidos”, disse.

Sérgio Ricardo Almeida é professor de Agroecologia do Campus Valença desde 2013. Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2012), Especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras (2009), graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1983).Ministra cursos e palestras em Agroecologia e Pedagogia da Rima. É autor das publicações: Cartilha Rimada da Manipueira (2008), Cartilha Rimada de Agroecologia (2009), Pedagogia da Rima - como fazer um poema (2011), Rimas do Pensamento Freiriano (2011), Homeopatia em Rimas (2011), Mandioca, a Raiz do Brasil (2012), Agroecologia em Rimas (2012) e do livro Agroecologia, o romance da Agronomia (2013).

Um comentário: