quinta-feira, 18 de junho de 2015

Estudantes do IF Baiano levam inclusão digital para Vila Ceraíma

Estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Guanambi estão promovendo a inclusão digital de crianças da Vila Ceraíma, no entorno do Campus. Além de ensinar, os estudantes atuam elaborando material didático e realizando montagem e configuração de computadores. Para o estudante, Elio Braga, “no projeto, nós trabalhamos com crianças de diferentes idades e, com isso aprendi a trabalhar com público diverso, reconhecendo o rítmo e as dificuldades de cada um, para assim fazer o acompanhamento necessário”, disse. 
 

O objetivo do projeto é promover a interação entre os alunos do curso de ADS com a comunidade, ao mesmo tempo que proporciona as crianças uma atividade complementar às atividades escolares. “Por se tratar de uma comunidade não contemplada com escolas, posto de saúde, transporte público e atividades de entretenimento, acreditamos que a oferta do projeto é de suma importância para o desenvolvimento pessoal e profissional das crianças atendidas”, disse a professora e coordenadora do projeto, Paula Patrícia da Silva.

Eu nunca tinha participado de um curso assim. Gostei muito. Melhorou muito no meu desenvolvimento e conceito sobre o funcionamento da máquina, poder interagir e ter a curiosidade de melhorar no meu dia a dia”.
Gabriele dos Santos, aluna do curso de extensão em inclusão digital

O curso de Informática Básica foi concebido para crianças na faixa etária de 8 a 12 anos, duas vezes por semana. “Na elaboração de material didático tivemos que adaptar a linguagem, levando em conta o público-alvo. Elas [as crianças] contribuíram para que desenvolvesse habilidades de docência como condução e elaboração de aulas e capacidade de trabalhar com crianças e adolescentes”, falou o estudante Maicon de Souza.
Já o estudante Janilton destaca o compromisso social deste tipo de ação. “A participação neste tipo de atividade demonstra a preocupação para com a comunidade, o desenvolvimento do 'eu cidadão', preocupado com a situação de outras crianças que não tiveram oportunidades melhores e condições favoráveis de aprendizado”, disse.

Para dar vida ao projeto, o IF Baiano contou com o apoio da comunidade, através da associação de moradores, e de empresários da região, a fim de implantar de um laboratório de Informática na comunidade. Paula conta que a intenção é ampliar a oferta de cursos para Jovens e Adultos.
Para estimular iniciativas como esta no IF Baiano, a Pró-Reitoria de Extensão lançou um edital de fomento para projetos relacionados à inclusão digital de grupos em situação de vulnerabilidade social, como da agricultura familiar camponesa, quilombola, indígenas.

Depoimentos:

"Nessa comunidade, existem várias pessoas sem acesso a tecnologia, e através desse projeto, pudemos ensinar a importância da informática, além demonstrar funções básicas - Vinícius Pires, estudante de ADS

Eu aprendi a usar o computador de maneira correta. A partir das oficinas, pude ter noção do que eu já sabia e foi concretizado e informado como é de verdade”. - Lorraine Rodrigues, aluna do curso de extensão em inclusão digital


Eu consigo mexer no computador com mais facilidade e tenho a expectativa de fazer outro curso mais avançado”. - Jamily da Silva, aluna do curso de extensão em inclusão digital


Eu aprendi muita coisa e isso pode me ajudar no futuro”. - Alvaro dos Santos, aluno do curso de extensão em inclusão digital


Aprendi a mexer no computador e digitação. Poderá me ajudar em um bom trabalho” - Caique Rocha, aluno do curso de extensão em inclusão digital


Eu aprendo mais rápido no curso técnico. Em algumas áreas o computador não é encontrado em espaços rurais. - Evelin Ribeiro, aluna do curso de extensão em inclusão digital
Fotos: Estudantes de ADS do IF Baiano – Campus Guanambi

Nenhum comentário:

Postar um comentário