terça-feira, 2 de junho de 2015

IF Baiano participa de encontro internacional sobre formação de educadores


Na última semana de maio, 25 a 31, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), por meio de seu pesquisador e coordenador institucional do LIFE (Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores), José Rodrigues, participou de reunião de trabalho com representantes institucionais do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) e do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no Brasil e três, dos países Argentina, Uruguai e Paraguai, além de dois observadores do Peru em Montevideo, Uruguai.

José Rodrigues (Instituto Federal Baiano), 
Leonor Paini (Universidade Estadual de 
Maringá – PR) e Luiz Henrique
Zeferino (FAETEC-RJ)
A Pasantía de Intercâmbio Regional, no âmbito do Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL – PASEM, aconteceu nos Institutos Normales de Montevideo e teve, durante a programação, visitas técnicas e apresentações de trabalhos, tais comoCineduca: Proyeto de extensión curricular” (Rosario Moyano y Silvana Espíga); Trabajo experimental com sensores físico-químicos del Plan Ceibal Laboratorio de Físico-Química” (José Alustiza y Rosana Cortazzo); Aplicación del Software Scratch Actividad con un grupo de 2do. Año de Magisterio Departamento de Informática” (Jorge Ceriani).


As dificuldades são muito parecidas: desvalorização da carreira docente que tanto lutamos, 
fortalecimento de todo ensino (com foco na formação do professor), 
qualificação do professor, reconhecimento da importância da carreira”
- José Rodrigues -

Para Rodrigues, a Reunião foi uma oportunidade para apresentar as experiências do LIFE no Campus Santa Inês, o projeto de pesquisa Kimera – Cidades Imaginárias do professor André Rezende desenvolvido no GEOTEC - Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e o projeto de desenvolvimento de maquetes e materiais voltados à área pedagógica com impressora 3D. “Uruguai recebe agora a implantação de uma indústria para a produção de impressora 3D; para eles, foi valiosa a aplicação desses equipamentos que também têm fins educativos”, destaca.




O encontro, segundo o pesquisador, é a oportunidade para discutir experiências exitosas e observar problemas que acontecem nos diferentes países. Por exemplo, no Brasil, os cursos de magistério estão em processo de extinção, mas, no Uruguai e no Paraguai, ainda existem as formações de professores como maestros em Institutos (fora do espaço da universidade). Segundo Rodrigues, aqui existe uma formação para o licenciado que alia Ensino, Pesquisa e Extensão o que não ocorre nos dois países mencionados. “Nossos problemas são muito mais complexos – na nossa cidade de Salvador, temos um número superior de pessoas a todo Uruguai”, afirma. Outra questão pontuada pelo pesquisador: na realidade brasileira, 51% dos docentes não são licenciados e estão lecionando disciplinas; na realidade uruguaia, quase 100% tem formação docente em escolas próprias como maestros.



A violência nas escolas é um problema que encontramos em todos os países”
- José Rodrigues - 


O que é o PASEM? Uma nova atividade do Setor Educacional do Mercosul – SEM conjuntamente com a União Europeia nos processos de cooperação. Ele se propõe a desenvolver ações que contribuam com a melhoria da formação inicial o desenvolvimento profissional dos docentes na região (desenho e gestão de políticas públicas para a formação e o desenvolvimento profissional; reconhecimento de estudos; aprendizagem de espanhol e português como línguas estrangeiras; alfabetização e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o ensino e a aprendizagem; consolidação dos vínculos institucionais.

No marco do Plano Estratégico do SEM, o PASEM contribuirá com a consolidação da cidadania 
regional e a melhora da qualidade da educação na Argentina, no Brasil, no Uruguai, no Paraguai 
e nos países beneficiários do Programa"
- José Rodrigues -


Crédito/Imagem: acervo do pesquisador José Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário