segunda-feira, 6 de julho de 2015

Estudantes ganham bolsa para estudar nos Estados Unidos

Premiados na Genius Olympiad, os estudantes do curso Técnico em Química, Ronaldo Santos e Ysla Barretto têm agora a possibilidade de se graduarem em Química na Universidade Estadual de Owesgo, em Nova York. Com um projeto que trata sobre a reciclagem como uma ferramenta de educação ambiental nas escolas municipais de Catu, os estudantes concorreram com alunos de todo o Brasil e de 68 países, ficando em terceiro lugar no evento, o que garantiu a medalha de bronze, um tablet e uma bolsa de estudos no valor de oito mil dólares.


Ysla conta que, a princípio, ficou desacreditada. “Tinha muitos projetos concorrendo, de vários países, a possibilidade era pequena. Primeiramente, eu não acreditei, e, logo em seguida, com todo o reconhecimento, eu pude perceber que todo o esforço que tivemos para desenvolver o projeto valeu a pena, sentindo orgulho de mim e dos meus amigos de projeto, isso inclui o professor orientador”, disse. Já Ronaldo se mostrou surpreso. “Fiquei surpreso com a premiação que recebemos e ao mesmo tempo extremamente feliz, pois esse reconhecimento agracia todo o trabalho árduo e a dedicação de todos integrantes do projeto”.

No projeto, os estudantes foram orientados pelo professor Saulo Capim. Eles realizaram um diagnóstico sobre a qualidade do solo e do chorume do aterro sanitário de Catu. Com as análises químicas realizadas, eles expuseram os problemas gerados pelo descarte inadequado dos resíduos. Após esta etapa, realizaram palestras e oficinas de reciclagem para os estudantes da Rede Municipal. “Nossa ideia é implantar uma cooperativa de catadores e um projeto de coleta seletiva na cidade, através de oficinas de reciclagem”, disse Saulo.

Os pais dos estudantes se sentiram prestigiados pela oportunidade conquistada e estão avaliando sobre a ida dos filhos para os Estados Unidos. O pai de Ysla, o eletricista Artur Barretto, não esperava por esta oportunidade, mas atribui o sucesso a dedicação da filha aos estudos. “Foi fruto de muito esforço, dedicação e perseverança, que nós, como pais, acompanhamos de perto. Nos sentimos felizes por o Instituto Federal ter contribuído para que isso pudesse acontecer e espero que continue acreditando nos alunos e dando oportunidade para que eles possam continuar tendo experiências como a minha filha pôde ter”, disse.

Já a mãe de Ronaldo, a empregada doméstica, Lucia Pinto, recebeu a notícia com muita emoção. “Essa foi uma oportunidade que jamais teria como dispor para o meu filho, mas pela dedicação dele, eu sabia que ele ia conquistar grandes vitórias. A educação que o IF Baiano oferece ao meu filho é de excelente qualidade, tenho muita confiança na instituição”, disse. “Isso nunca passou por minha cabeça, mas confesso que fiquei extremamente feliz por ele ter realizado um dos sonhos. Espero que ele possa alcançar seus objetivos e se tornar um ótimo profissional”, complementou o pai do estudante, Ronaldo Santos, ajudante em serviços gerais.

Fotos: Arquivo pessoal de Saulo Capim

Nenhum comentário:

Postar um comentário