quinta-feira, 9 de julho de 2015

Professora desenvolve ações culturais com índios Pataxós

Com o intuito de estudar as manifestações artísticas e culturais dos índios Pataxós, a professora Flora Ruiz vem promovendo a interação entre os estudantes do IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas e a tribo da Aldeia Pé do Monte, residentes no Monte Pascoal. “Estudamos as pinturas corporais, dança, música e produção artesanal. Por solicitação dos estudantes, o trabalho teve prosseguimento, em 2012, como projeto de extensão. O motivo foi o grupo ter identificado a necessidade de difundir o conhecimento adquirido na comunidade interna do campus, além de promover atividades integrativas entre as diferentes culturas”, disse Flora, que iniciou o projeto em 2011.


A professora começou a investigar a cultura local e, como o Campus está localizado perto do Monte Pascal, percebeu que a riqueza cultural poderia despertar o interesse dos alunos. “Observei que a cidade está localizada muito próxima ao Monte Pascoal, local de grande riqueza cultural por ser o berço dos índios Pataxós, etnia que recebeu os primeiros europeus quando chegaram a essa região, sendo portanto, o local onde nasceu o Brasil. Fui conhecer a tribo mais próxima, a Pé do Monte e notei que procuram manter sua cultura, mas são pouco conhecidos pela população local, a interação é quase nula entre as populações da região”, conta.

Foi através de excursões didáticas, encontros planejados e troca de conhecimentos que iniciou-se a interação entre a comunidade acadêmica e os índios. E esta troca de experiências tem se mantido através de diversas ações: criações musicais de estudantes com letra em idioma Patxohã e utilização de instrumentos musicais indígenas; jogos internos no IF Baiano com apresentação dos jogos indígenas; apresentações de dança, música e artesanato; exposição fotográfica. Flora destaca a importância de promover a “integração entre as comunidades e a valorização do patrimônio imaterial brasileiro, desenvolvendo os sentimentos de respeito e valorização de sua própria cultura”, finalizou.

Outras notícias:
 


Fotos: Arquivos da professora Flora Ruiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário