terça-feira, 22 de março de 2016

Dia Mundial da Água: o que o IF Baiano tem feito?

Ações institucionais prezam pela sustentabilidade dos recursos hídricos e convivência no Semiárido

 
Hoje, se comemora o Dia Mundial da Água, com o tema “Água e Emprego”. Para marcar a data, foi divulgado o Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos, apontando que 78% dos empregos que constituem a força mundial são dependentes dos recursos hídricos (Saiba mais). Nesta perspectiva, o Blog Bem Baiano relembra algumas ações do IF Baiano para corroborar para o consumo consciente e, principalmente, para formação de profissionais capacitados para melhor utilização deste recurso.


No IF Baiano, os estudantes tem uma formação voltada para agroecologia e convivência com o semiárido. Além disso, através das ações de extensão, os futuros profissionais tem a oportunidade, através do ensino-aprendizagem, de disseminar formas sustentáveis para comunidade local e/ou regional. Como é o caso da atuação do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento (LaPPRuDes), no Campus Bom Jesus da Lapa, com ações voltadas para comunidades que vivem em torno do Rio São Francisco. (Saiba mais)

Também destacamos a parceria com a Bahia Pesca, firmada no início deste ano, em que o IF Baiano oferece capacitação para profissionais da pesca e aquicultura. Em outra perspectiva, professores também desenvolvem pesquisas e ações de extensão para conservação de ilhas oceânicas no Nordeste. Além disso, o IF Baiano oferece pós-graduações com foco na melhor utilização da água e convivência no semiárido.

Outra ação importante é a que vem sendo desenvolvida através do Centro de Vocação Tecnológica (CVT), com sede no Campus Senhor do Bonfim. Lá, a comunidade acadêmica se une aos agricultores locais para desenvolver pesquisas, propor soluções para escassez de água e melhorar a produção. Uma ação de destaque é o projeto de captação de água da chuva e reuso de água na região do semiárido. E as ações do CVT se estendem para outros estados e regiões do Nordeste.

Além disso, há as publicações dos pesquisadores do IF Baiano sobre o assunto, em importantes canais de divulgação. Destacamos as realizadas em parceria com o INSA, que tratam sobre o abastecimento urbano de água no semiárido e do esgotamento sanitário, com participação de pesquisadores do IF Baiano, além da Cartilha sobre a água, publicada pelo professor Sérgio Almeida, com o método da pedagogia da rima.

Essas são apenas algumas das atividades que o IF Baiano, através da comunidade acadêmica, vem desempenhando para viabilizar a sustentabilidade dos recursos hídricos e do meio ambiente e proporcionar a melhoria das condições de vida da comunidade de seu entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário