segunda-feira, 21 de março de 2016

Egresso do IF Baiano lança site sobre Astronomia


Que tal observar o céu e conhecer um pouco os mistérios do universo? Mobilizado por inquietações tão peculiares de cientistas, Sávio Negrão, egresso do curso técnico integrado em agroecologia do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Valença e ex-integrante do Projeto “Conversando com as Estrelas”, coordenado pelo professor Igor Chaves, criou um site sobre a temática Astronomia.

“A necessidade (demanda) de criar o site surgiu ao perceber que poucas pessoas se interessam pelo conhecimento científico, talvez seja por não estarem informadas ou por acharem que é algo complicado, e meu site veio justamente para provar o contrário, veio para estimular o conhecimento da Física e da Astronomia e mostrar que qualquer pessoa pode se tornar um jovem cientista, basta ter dedicação”, explica Sávio. “Além de gostar de Astronomia, sou técnico em informática, o que facilitou para que eu pudesse desenvolver um site e um aplicativo para Android”, complementa.

Curioso quanto a questões como surgimento do universo e antecedentes ao Big Bang, Sávio diz que sua participação no projeto aumentou sua vontade pela carreira científica e seu interesse pela graduação em Física. “Esperamos que, ao final do trabalho, a comunidade escolar, não só do nosso campus, mas também da nossa região, seja conduzida a uma reflexão sobre a ciência e a importância da carreira científica”, entusiasma Sávio.

Quanto ao futuro, Negrão almeja trazer a comunidade para reuniões em em noites de observações astronômicas com o intuito de despertar o desejo pela área científica. E, quanto à sua vida profissional, desenvolver ainda mais projetos relacionados à Astronomia e continuar o estímulo dessa carreira nos jovens.


Como é o Projeto “Conversando com as Estrelas” (coordenação Igor Chaves):

Bem Baiano - Como surgiu a ideia para desenvolver o projeto no campus?
Igor Chaves - Em 2012, iniciei as observações astronômicas como parte das atividades práticas da disciplina de Física. Observando o interesse dos alunos e servidores do campus e verificando a forma incipiente como essa temática é trabalhada no Brasil, a despeito do que acontece em outros países, formulamos o projeto de pesquisa.

Bem Baiano - Como funcionou a operacionalização do projeto?
Igor Chaves - O projeto consistiu no planejamento e na execução de oficinas e atividades de observação astronômica norteadas por temáticas interdisciplinares visando inspirar a vocação à carreira científica. Assim, o projeto foi operacionalizado em cinco momentos: 1. Revisão bibliográfica; 2. Oficinas; 3. Execução das observações astronômicas; 4. Aplicação de instrumentos de avaliação e análise dos resultados obtidos; 5. Publicação dos resultados visando subsidiar práticas pedagógicas na área.

Bem Baiano - Sentiu algum impacto na rotina acadêmica dos estudantes?
Igor Chaves - Sim. A disciplina Física é, por vezes, estigmatizada o que cria uma certa resistência por parte do alunos, dificultando o aprendizado. Quando os conhecimentos são apresentados em um contexto estimulante, existe um impacto direto no interesse dos estudantes, o que acaba sendo extrapolado para a sala de aula. Um dado interessante é que, em 2014, cerca de 20% dos alunos formandos ingressaram em cursos na área de ciências básicas, a maioria na área Física.

Bem Baiano – Prazo para o projeto?
Igor Chaves - Apesar do projeto ter sido executado em 2014 e 2015, ele tem caráter cíclico, ou seja, deve-se iniciar um novo ciclo a cada ano, inclusive agregando novos bolsistas e voluntários. Em 2016, o projeto terá um caráter mais extensionista, abrangendo a comunidade das escolas públicas do município de Valença e região.

Projeto/Resultados alcançados (Igor Chaves) – O trabalho utilizou a Astronomia e visava despertar nos jovens da nossa comunidade a vocação pela ciência. Segundo os dados, estudantes possuem grande curiosidade científica. Entretanto, 52% desses alunos têm dificuldades nessa área, sendo que todos sinalizam que o aprendizado de ciências é mais efetivo em atividades práticas como as realizadas no projeto. São evidenciados o potencial da Astronomia para cativar e motivar os jovens em busca do conhecimento científico: cerca de 81% dos alunos nunca tinham tido contato com um telescópio, mas todos gostaram da experiência, sendo que 90% pretendem observar o céu noturno regularmente e 45% deles manifestaram o desejo de serem cientistas.
Aprovado no edital PROPES 01/2014. Dois bolsistas CNPq e dois voluntários. Bolsistas e voluntários do projeto apresentaram os resultados no FMEPT 2015 (Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica), na MIC 2014 (Mostra de Iniciação Científica) e na MIC 2015.

“A demanda de alunos interessados em participar das atividades
de observação e de atuarem como bolsistas/voluntários do projeto
cresceu significativamente durante o período de execução do projeto. Identificamos 
também o aumento de discentes interessados
na carreira científica, sobretudo na área de ciências exatas”
- Igor Chaves, professor de Física - 



 Fotografia: Acervo pessoal / Igor J. C. Oliveira – Sávio Negrão

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