quarta-feira, 14 de maio de 2014

Grupo de Pesquisa promove oficinas sobre cacau e chocolates

Grupo de Pesquisa sobre cacau do Campus Uruçuca desenvolve oficina sobre a produção de amêndoas de cacau e chocolates. A proposta foi desenvolvida a partir da demanda dos membros da comunidade do Território de identidade do médio Rio de Contas.

As oficinas que vem sendo realizadas desde 2012 são destinadas a capacitar os representantes de associações, cooperativas, produtores e profissionais da área, além de sindicatos e estudantes. O professor, Ivan Pereira, conta que o objetivo do treinamento é “motivar os produtores, apresentando inovações para produção de amêndoas de cacau e chocolate com qualidade superior e as diferentes possibilidades para o processamento”, explica.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades que vem sendo desenvolvidas no campus através do grupo de pesquisa Caucau Supeior Bahia, vinculado ao CNPq e já conta com aproximadamente dez bolsistas no campus trabalhando na área.

Em abril deste ano, a oficina de produção de amêndoas de cacau e chocolate foi realizada no I Agrocacau, em Ipiaú, para cerca de 200 pessoas. O professor Ivan conta que foi utilizada a estrutura do E-Tec do IF Baiano – Campus Uruçuca e oficina foi realizada em parceria com MAR's Cocoa, Fazenda Riachuêlo, Bahia Cacau, Planeta Cacau, TIMRC, CAR e o Instituto Cabruca.

Para o professor Ivan, esta é uma oportunidade de “levar o conhecimento para comunidades afastadas do Campus. Essa ação além de capacitar, promove a divulgação do Instituto, do Campus e dos cursos, aumentando o interesse da comunidade pelos cursos”, conclui.

Fotos: Campus Uruçuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário