terça-feira, 20 de maio de 2014

Sistema aquapônico portátil é construído no Campus Itapetinga

Foi em 2013 que o servidor Técnico em Química do IF Baiano, Flávio de Souza, e os estudantes do Técnico em Agropecuária, Rodrigo Amorim, Pedro Fernandes, Tárcila Lorrane e Fernandes Soares deram início a um projeto que possibilita a produção de peixes e hortaliças através de um sistema aquapônico sustentável.

De acordo com Flávio, “o projeto visa à sustentabilidade e a boa
produtividade agrícola e apresenta-se como uma alternativa viável para o cultivo de hortaliças associada à piscicultura”. Flávio explica que as plantas crescem em uma canaleta na qual circula uma solução nutritiva composta pela água da piscicultura que é bombeada por uma pomba de aquário.
Entre os benefícios relacionados ao sistema, Flávio destaca a capacidade de reutilização da água proveniente da piscicultura, permitindo uma economia de cerca de 90% da água se comparado com sistema hidropônico. Para ele, além de evitar o desperdício, é uma alternativa para lidar com deficiência hídrica de algumas regiões.

Após montar e avaliar o funcionamento do sistema, o projeto foi divulgado para membros das associação de piscicultores de Itapetinga e para secretarias municipais que tratam de assuntos relacionados ao tema. “Projetos com a mesma finalidade do sistema aquapônico possui potencial para compor ações com natureza sustentáveis voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente em pequenas comunidades. Podemos caracterizar o sistema aquapônico como um tecnologia inovadora que permite uma mudança na mentalidade dos produtores tradicionais”, avalia Flávio.


Para participar de congressos e eventos científicos, Flávio está construindo um modelo portátil do sistema aquapônico que comporta a produção de cerca de 80 pés de alface. De acordo com ele, há a intenção de criar um grupo de pesquisa voltado para o desenvolvimento de tecnologias para produção no campo.


Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário