terça-feira, 17 de junho de 2014

Campus Guanambi apresenta projetos em Exposição Agropecuária

Em um stand montado na XXVII Exposição Agropecuária de Guanambi, no início do mês, a comunidade acadêmica do Campus do IF Baiano apresentou atividades e projetos.
Um dos destaques do IF Baiano na Exposição, foi a experimentação de produtos dos alimentos processados pelo setor de agroindústria. Como Trabalho de Conclusão do Curso do formando Mário Ferreira, os visitantes puderam experimentar um pão adicionado de farinha de grão-de-bico. “A adição do grão-de-bico melhora o valor nutricional do pão, aumentado os teores de proteína, ferro e fibra alimentar”, esclarece a professora Carlinne Guimarães e orientadora do estudantes Mário.
Também houve degustação de Licor de Jabuticaba e do Licor creme de maracujá amarelo, ambos elaborados pelos alunos. Para a professora Cinara Cafieiro, “o objetivo de avaliar a aceitação dos produtos pelos consumidores. Posteriormente, serão realizadas análises físicoquímicos e microbiológicas para complementar o trabalho”, disse.
Outra atividade que pôde ser divulgada no evento, foi o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). O Núcleo desenvolve meios de inclusão e acolhimento dos estudantes e, na oportunidade, demonstrou como ocorrem as atividades pedagógicas no Instituto em relação aos estudantes com necessídades específicas e expôs os equipamentos tecnológicos que subsidiam suas atividades.
Para participar da Exposição, os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas criaram um aplicativo para dispositivos Android que guia e orienta os visitantes da Exposição através do mapeamento do local. O aplicativo fornece informações sobre as barracas e expositores no parque, além de toda a programação cultural.
A presença do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) também foi destaque. “Um Vant pode pesquisar a presença de pragas; realizar uma
análise qualitativa e quantitativa da cultura, além de acompanhar a lavoura. As contribuições para a área ambiental também são muitas, pois terras, antes degradadas, podem ser recuperadas”, explicou o professor Leandro Gonçalves.

Para o coordenador de Extensão, Djalma Meira, a participação na Exposição Agropecuária teve “saldo positivo. As atividades planejadas foram realizadas a contento e atraiu grande quantidade de visitantes”.
Texto com informações de Tatiane Malheiros
Fotos: Tatiane Malheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário