terça-feira, 3 de junho de 2014

Professora do IF Baiano é premiada em Congresso de Meio Ambiente

Especialista em Ensino de Geografia, Gestora Ambiental e mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, a professora Polliana de Oliveira foi premiada em segundo lugar no XI Congresso Nacional de Meio Ambiente, que aconteceu em maio, em Minas Gerais.

A professora desenvolve um projeto na região de Caetité desde 2010, quando o Campus Guanambi, através de um acordo de cooperação com as Indústrias Nucleares do Brasil – Unidade de Concentrado de Urânio em Caetité, desenvolveu um trabalho de extensão sobre as “Relações Sociedade/Natureza na Produção de Urânio”.

A premiação na categoria oral trata exatamente desta relação a partir da exploração de recursos minerais. Polliana explica que a pesquisa “foi concebida a partir da necessidade de se discutir a relação de empreendimentos mineradoras existentes na região que compreende o município de Guanambi e a comunidade”.

A pesquisa vem sendo desenvolvida através de conversas informais, debates e questionários com as comunidades Juazeiro, Barreiro, Riacho da Vaca, pertencentes ao Distrito de Maiaçu, no município de Caetité.
“Trata-se de uma discussão que envolve uma série de atores: comunidades, ONG's, entidades ambientais e sindicais, gestão local e empreendimentos. A proposta é fortalecer a participação social no processo de exploração de recursos minerais, mudando a percepção e compreensão da comunidade em relação a grandes empreendimentos, numa perspectiva que envolve ações sociais e parceiras entre poder público e empreendimentos”, afirma a professora.

O artigo premiado será publicado na revista Agrogeoambiental do IF Sul de Minas, instituição que promoveu o Congresso de Meio Ambiente. Sobre a premiação, Polliana afirma que “é o reconhecimento do estudo e dedicação e significa fortalecimento nas práticas docentes e de pesquisas”, conclui.

Fotos: Crislane Calixto 

Saiba mais sobre o Congresso em: http://meioambientepocos.com.br/portal/

Outras notícias: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário