quarta-feira, 18 de junho de 2014

Professor do IF Baiano escreve sobre o papel da universidade pública

Como fruto de pesquisa de mestrado, o professor de Filosofia, José Ricardo Rosa, publicou o livro “Universidade Pública e Desenvolvimento Local”. O livro trata do impacto da presença da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) sobre o desenvolvimento socioeconômico da comunidade do Salobrinho em Ilhéus-BA.

Busquei responder as seguintes questões: como a comunidade do Salobrinho está percebendo a presença da Uesc e que resultados estão sendo alcançados em termos sociais e econômicos?”, disse o professor José Ricardo.

A publicação foi apresentada a comunidade do IF Baiano, no II Seminário de Filosofia, cujo tema foi “Ética e Política”, no Campus Uruçuca. “Divulgar das mais diversas formas para a sociedade os resultados das pesquisas é um dos elementos básicos para que se propicie desenvolvimento local. É uma forma de ter a comunidade inserida no processo de construção do conhecimento. Eleva o sentido de pertencimento das pessoas”, avalia.

O livro, com 174 páginas, está dividido em quatro capítulos: A universidade Pública e o desenvolvimento local; A Universidade Estadual de Santa Cruz e o bairro do Salobrinho; A Uesc, o Salobrinho e o Desenvolvimento Local e, as Considerações Finais. O prefácio foi escrito pela professora Moema Maria Badaró, da Uesc.

O professor José Ricardo Rosa é mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (Uneb) e especialista em Psicopedagocia (Uesc). Possui mais de doze anos de atuação como professor no ensino básico, técnico, superior e em cursos de pós-graduação lato sensu. Trabalha no IF Baiano - Campus Uruçuca desde 2013.


Fotos: Linsmara Nunes de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário