quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

IF Baiano adere ao Programa de Pesquisadores Franceses

O IF Baiano está entre os dez Institutos Federais selecionados pelo Programa de Pesquisadores Franceses (Chamada CONIF/AI n. 1/2014). O programa será implementado num período de nove meses, através da atuação de pesquisadores franceses, nos campis Uruçuca e Itapetinga.

Michele Sena, chefe do Núcleo de Relações Internacionais do IF Baiano, disse que a proposta foi submetida a partir da experiência desenvolvida com a Escola Prática de Agricultura de Binguela (EPAB), em Camarões. “Uruçuca foi escolhido por causa da EPAB. Lá é o campus que tem as condições semelhantes a de Camarões. E Itapetinga porque tem um professor da área de Letras com formação em francês e poderá orientá-lo [o pesquisador francês] na questão metodológica de ensino da língua”, esclareceu.


A proposta de adesão do IF Baiano prevê a formatação de um curso online de língua francesa para estudantes e servidores, “aumentando o número de pessoas qualificadas para participarem de editais voltados para países francófonos. É uma oportunidade de impulsionar o ensino de língua estrangeira no Instituto, além de criar possibilidades de estreitamento de parcerias ”, disse Michele.

A iniciativa do Conif com o Programa tem o objetivo de fomentar as ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural, consolidando a internacionalização das instituições federais. No Campus Itapetinga, o professor Mário Jorge da Mata coordena o projeto e, em Uruçuca, o professor Diogo Gomes.




Fotos: Ascom IF Baiano/Reitoria e Arquivo do Núcleo de Relações Internacionais do IF Baiano
 

Outras notícias:

 

Quase um mês de capacitação com o IF Baiano: professores de Camarõesretornaram nesta sexta-feira, 19

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário