quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Professor realiza pesquisa sobre segurança da informação

O professor Allan Araújo, do campus Santa Inês, vem desenvolvendo uma pesquisa sobre a forma de compartilhar dados de forma segura nos serviços web. De acordo com o professor, a solução proposta permitirá, aos programadores, o desenvolvimento de serviços com mais velocidade de processamento. “[O artigo] trata, basicamente, de um midlleware (camada de software intermediária) utilizada para multi criptografar dados em mensagens compartilhadas entre Serviços Web, promovendo a segurança destas mensagens em termos de confidencialidade, autenticidade e integridade”, disse.


A pesquisa faz parte da dissertação do professor Allan. “Como principal contribuição, eu poderia citar a inovação da solução proposta em utilizar a aplicação combinada de diversos algoritmos de criptografia para criptografar mensagens em Serviços Web, uma vez que as soluções clássicas, encontradas no mercado, utilizam apenas um algoritmo para esta tarefa”, avalia.


Em abril, o professor participará da Conferência Internacional sobre Tecnologia da Informação - Novas Gerações (ITNG), em Las Vegas, com um artigo sobre o tema, “o que possibilitará a sua evolução por meio de trabalhos futuros gerados pela coparticipação de outros pesquisadores, ligados a outras instituições de Pesquisa dentro e fora do Brasil”, afirmou.

Foto: Arquivo pessoal de Allan Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário