terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Música e poesia como recursos didáticos

Professor musicou poemas sobre Agroecologia e lança cartilha sobre a Água


No final do ano passado, o professor Sérgio Almeida, do Campus Valença, publicou mais uma cartilha de poemas sobre a Água e musicou poesias, o que culminou no lançamento do CD “Agroecologia em Música – homenagem a Ana Primavesi”. Desde 2008, o professor Sérgio utiliza a poesia como método para ensinar ciência. “Utilizo os poemas e as músicas como recursos didáticos para ministrar nossas aulas sobre os grandes temas da Agroecologia. O CD é o coroamento desse trabalho que realizo há mais de dez anos (minha primeira publicação foi em 2008)”, disse Sérgio.


O professor nomeou o método de Pedagogia da Rima. “Os alunos gostam da metodologia e cantam as músicas com frequência, como forma de estudar e recordar os conteúdos, os quais são cobrados nas avaliações. Sintetizar as aulas (seus conteúdos) em versos rimados estimula os estudantes a ler e estudar; e as músicas dinamizam as aulas e facilitam a reflexão e memorização”, avaliou. No CD, três faixas homenageiam a cientista, agricultora e escritora Ana Primavesi, ícone da agroecologia no Brasil.


Para este ano, Sérgio pretende lançar nova cartilha em março, quando é comemorado o dia Mundial da Água. A “Canção do Rio São Francisco”, título da cartilha, é uma adaptação, em rima, de uma reportagem feita pelo programa Globo Rural, em 2001. Além disso, o professor pretende ministrar oficinas sobre o método “Pedagogia da Rima”. “Apresento as 10 regras do método que sistematizamos a fim de ensinar, a quem se interessar, a escrever poemas e converter textos técnicos-científicos em prosa, para o formato de versos rimados”, afirmou.

Outras notícias:

Pedagogia da Rima: professor usa método que une ciência e poesia


Nenhum comentário:

Postar um comentário