quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Confira expectativas para o I Encontro Baiano de Educação do Campo

Será realizado, nesta terça-feira (3), em Salvador, o I Encontro Baiano de Educação Profissional e Tecnológica do Campo. O Encontro é realizado pelo IF Baiano e IFBA em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. A iniciativa é do Fórum de Educação do Campo do Instituto, vinculado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Nesta entrevista, o professor Nelson Vieira, diretor do Campus Santa Inês, e representante do Fórum de Educação do Campo, fala sobre as expectativas para o evento.


Bem Baiano - Quando e por que surgiu a iniciativa para realizar o evento?
Nelson Vieira - A realização dos Encontros Estaduais de Educação profissional Tecnológica do Campo foi definida durante o I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Campo, realizada pela SETEC em outubro de 2014, em Brasília, com a participação dos Institutos Federais, movimentos sociais e sindicais do campo, delegados federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministérios parceiros do Pronatec.

Bem Baiano – Qual o objetivo do evento?
Nelson Vieira- O encontro tem como objetivo realizar um diagnóstico da Educação Profissional e Tecnológica do Campo nos estados e a atuação das unidades dos Institutos.
Bem Baiano - E qual deve ser a postura do IF Baiano em relação ao desafio/oportunidade que a Educação do Campo apresenta?
Nelson Vieira- O IF Baiano, como todos os Institutos Federais, que se propõem desenvolver ações voltadas a Educação do Campo, deve promover um diálogo constante com os movimentos sociais do campo e demais demandantes da educação do campo, buscando, juntos com esses sujeitos, o caminho para a oferta de cursos que atendar da melhor forma possível as demandas específicas.

Bem Baiano - O que destacaria como experiências exitosas do IF Baiano em relação à Educação no Campo? Por que?
Nelson Vieira- O Proeja, na modalidade de Alternância, oferecido pelo IF Baiano, Campus Santa Inês. O curso tem alcançado êxito quanto aos objetivos proposto para o a formação profissional de Jovens e Adultos do Campo de 08 comunidades do município de Ubaíra (Cachoeirinha, Fazenda Oitis, Genipapo, Volta do Rio, Fazenda Pedrinhas, Fazenda Sapucáia, Lagoa do Boi e Comum da Carlota) e 08 comunidades do município de Brejões (Lagoa dos Marques, Serra do Teco, Lagoa do Tabuleiro, Fazenda Macuca, Fazenda Purrão, Coruja, Fazenda Vencedor e Fazenda Bananeira. Os jovens e adultos matriculados tem a oportunidade de alternarem os afazeres do cotidiano com as atividades escolares, tendo em vista o alcance da meta principal: a qualificação profissional para a intervenção no espaço de vivência. A primeira e única turma, até o presente, foi selecionada em 2012, foram selecionados 30 agricultores e filhos de agricultores, com idades entre 18 e 56 anos, mas atualmente frequentam o curso 28 educandos, menor evasão registrada nos cursos de PROEJA já ofertados pelo Campus Santa Inês.

Bem Baiano - Qual sua expectativa em relação ao Seminário?
Nelson Vieira- De grande participação dos sujeitos ligados Educação do Campo e promoção de um diálogo entre os Institutos Federais de Educação, MDA e demais participantes, buscando diagnosticar as demandas desses sujeitos e a atuação dos Institutos Federais na Educação do Campo no estado da Bahia.

Bem Baiano - E o que se espera, em termos de definições/encaminhamentos/mudanças?
Nelson Vieira- Esperamos que, ao final do evento, sejam dados encaminhamentos para o desenvolvimento de ações voltadas a atuação dos Institutos Federais na Educação Profissional do Campo, visando atender as demandas apresentadas durante o evento, e que essa atuação seja voltada ao desenvolvimento dos territórios aos quais o Institutos Federais, principalmente o IFBaiano, estejam sediados.

Outras notícias:

Foto: Ascom/Reitoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário