sexta-feira, 6 de março de 2015

Professor e estudantes se preparam para Olimpíada de Matemática

Premiado com medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição 2014, o estudante André Gomes, do curso Técnico em Agropecuária, contou com o apoio e orientação do professor Getúlio Silva, que criou um grupo de estudos no Campus Santa Inês para resolução de questões.
A OBMEP é uma competição nacional e contou com mais de 18 milhões de candidatos em 2014. “É uma oportunidade singular de testar os conhecimentos na área da Matemática. A partir dela, conseguimos adquirir ainda mais conhecimento e desenvolver mais raciocínios na área de exatas”, disse André, que dedica cerca de três horas diárias para o estudo. “Acho que a matemática ocupa aproximadamente 1/3 desse tempo”, conta.


Para o professor, as Olimpíadas é uma oportunidade de estimular o interesse dos estudantes pela matemática. “Dificilmente encontramos alunos como André, apaixonados pela Matemática. A melhor estratégia é mostrar a eles que Matemática é importante. Para isso, utilizo a História da Matemática como recurso e tento apresentar algumas aplicações de cada conteúdo. O desinteresse dos estudantes é grande em virtude de não saberem para que serve ou onde será aplicado o que estão estudando”, disse Getúlio.

Para André, a afinidade com a matemátrica surgiu desde cedo. Foi premiado com menção honrosa na primeira série, medalhista na segunda e, agora, no terceiro ano. Participar das Olimpíadas “é muito importante, principalmente porque eu vou seguir a área de exatas após o ensino médio. Para quem gosta dessa matéria, é uma oportunidade de crescer intelectualmente na área. Para quem não gosta, é uma chance de pegar afinidade com a mesma”, afirmou.

Além disso, o professor destaca que a OBEMEP também contribui para o desenvolvimento dos estudantes, já que medalhistas de ouro ganham bolsas quando aprovados em cursos de graduação, independente do curso escolhido, entre outros benefícios. “Dezenas de estudantes brasileiros foram encaminhados para importantes centros de estudos estrangeiras e nacionais (IMPA) devido ao desempenho nas provas”, disse. O professor predente incluir no grupo de estudos a preparação para o Enem, através de resoluções de questões, aulas e avaliações.

No ano passado, o Campus Santa Inês inscreveu 200 estudantes para realizar as provas. Além de André, dois estudantes do campus receberam menção honrosa. “A OBMEP busca talentos e tenho certeza que André não é o único entre os estudantes do IF Baiano”, concluiu.

Foto: Arquivo pessoal de André Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário