segunda-feira, 30 de março de 2015

Estudantes participam de pesquisa sobre esquistossomose


Pesquisadores da Fiocruz e da Case Western Reserve Univertity, de Ohio, contaram com a participação dos estudantes do Campus Santa Inês e do professor Fred Julião em pesquisas que realizam no entorno do Campus sobre a esquistossomose. A parceria já rendeu artigos importantes e de cunho internacional. As pesquisas monitoram a ocorrência da esquistossomose, estudando sua inferência ambiental e proporciona estudos de biologia molecular, em centros pesquisa americano e brasileiro.


“O tema é de importância e de ampla distribuição na área. Trata-se de uma doença parasitária que pode levar o indivíduo à morte ou à lesões irreversíveis. A presença desta equipe, na área próxima a Santa Inês, viabiliza aos estudantes a pesquisa de ponta, multicêntrico e internacional na área de saúde”, afirmou o professor Fred. O grupo de pesquisa também vem desenvolvendo o monitoramento da água do rio e pesquisando os fatores físicos e microbiológicos.

Para o estudante Jonas Santos, graduando em Zootecnia, foi possível mapear a área das comunidade de Jenipapo e Volta do Rio e identificar problemas e soluções relacionadas ao surgimento e prevenção da doença. “A falta de políticas públicas para minimizar esses casos que envolvem doenças; a necessidade de uma cooperativa, com intuito de manter o controle e práticas de criações de animais; a utilização de forma mais aproveitável dos estercos produzidos pelos animais; a necessidade de preservação do meio ambiente, as matas ciliares, nascentes, poços; são formas de apresentar a toda a comunidade quais problemas os acarretam”, disse.

Para o graduando Lucio Oliveira, também de Zootecnia, um dos pontos principais do desenvolvimento da pesquisa é poder propor soluções. “Quando você finaliza e vê sob um panorama mais abrangente e percebe que existem problemas, mas que existem alternativas para solucioná-los, a pesquisa se torna interessante e palpável do ponto de vista prático”, afirmou. Ele acrescentou ainda que, “para mim, um aprendizado enorme, muitas experiências inusitadas e ímpares. Para a comunidade, uma importância muito grande, ainda mais se se concretizar o saneamento básico, e, para o IF Baiano, um exemplo e oportunidade de prover desenvolvimento na região, uma vez que foi braço de apoio para estes pesquisadores através de parceria de docentes e discentes”.
Já o graduando em Geografia, Uilson Barbosa, acrescentou que “outro grande benefício foi à troca de saberes entre os pesquisadores-comunidades-colaboradores, com parceria da instituição de ensino, pois essa ação, que o IF Baiano nos proporcionou, é muito importante para nosso ensino-aprendizagem, induzindo o educando a ser um profissional que possa ajudar tratar de problemas que são de interesses em comum de todos”, disse.

O envolvimento do IF Baiano com as pesquisas se deu através do contato do professor Fred Julião com os pesquisadores Mitermayer Galvão dos Reis (Fiocruz) e Ronald Blanton (School of Medicine Case Western Reserve University). “Quando assumi o cargo de professor do IF Baiano - Campus Santa Inês em 2010, entrei em contato com os renomados pesquisadores para informar onde estava trabalhando e convidando-os para realizarem visita a fim de conversarmos sobre possíveis trabalhos com envolvimentos de alunos e servidores”, disse Fred. Desde então,  alunos dos cursos de Zootecnia, Biologia e Geografia já contribuíram ou estão contribuindo com as pesquisas.

Fotos: Arquivo de Fred Julião / Campus Santa Inês

Nenhum comentário:

Postar um comentário