quarta-feira, 1 de abril de 2015

IF Baiano desenvolve pesquisas sobre captação de água da chuva

Em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), o IF Baiano vem, desde 2012, desenvolvendo pesquisas para “Conservação e Gestão dos Recursos Hídricos no Semiárido Brasileiro”. Um dos frutos da parceria é o projeto de captação de água da chuva e reuso de água. As ações são desenvolvidas na Paraíba, sede do INSA, e na Bahia, nos campi do IF Baiano e em comunidades tradicionais.


Geralmente, utiliza-se as áreas cobertas (telhados das instalações) e ou áreas impermeáveis como estradas e ambientes pavimentados. Essas áreas servem para captar a água das chuvas e através de dutos, calhas e tubulações, a água da chuva é direcionada para um reservatório para armazenamento”, explica o pesquisador Delfran Batista, pró-reitor de Pesquisa e Inovação no IF Baiano.

A intenção é implementar a cultura de captação de água da chuva e reuso nos campi do IF Baiano. O pesquisador Delfran ressalta os aspectos ambientais e educacionais da aplicação dessa tecnologia, ao “utilizar o espaço educacional para socializar com os estudantes e servidores a importância e a necessidade da captação e reuso de água, visto a crise hídrica que se instalou no mundo”, afirmou.

Estudantes do Campus Senhor do Bonfim também já sinalizaram esta possibilidade ao realizarem pesquisas sobre o tema. Alguns projetos foram até premiados em eventos científicos.

Outras ações resultantes da parceria com INSA é a implantação do curso de especialização em Desenvolvimento Sustentável do Semiárido com ênfase em Recursos Hídricos ofertada pelo IF Baiano, no Campus Senhor do Bonfim, e a execução de outros projetos, como o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) (Leia mais).

Publicação
Uma das publicações de destaque produzida pelo grupo de pesquisadores do INSA e do IF Baiano é o livro “Abastecimento Urbano de Água:Panorama para o Semiárido Brasileiro”. Nesta entrevista, o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IF Baiano e um dos autores do livro, Delfran Batista, fala sobre a publicação.

Bem Baiano - O que trouxe como debate?
A segurança hídrica e a condição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do semiárido brasileiro.
Bem Baiano- Qual a importância dessa publicação?
O livro destaca a cobertura do serviço de abastecimento de água no Semiárido, as características do sistema e suas eficiências. Trata também da qualidade da água fornecida, além de trazer dados sobre contaminação dos mananciais, tipos de sistema, fontes de abastecimento e dados sobre os investimentos realizados nos sistemas de abastecimento de água. O recorte dos dados por estado permite ao leitor se familiarizar com as realidades regional e local.
Bem Baiano- A quem se destina a publicação?
A gestores, professores, pesquisadores, estudantes e sociedade civil que tem interesse na temática.
 
Bem Baiano - Como você avalia a questão da produção acadêmica e divulgação científica no IF Baiano?
Acredito que o IF Baiano tem um potencial muito grande para produção científica. Os nossos servidores precisam ser mais estimulados para atuar/participar de eventos científicos e projetos; bem como se envolverem mais com a orientação dos alunos.


Livro:

Autores:
Salomão de Sousa Medeiros - INSA
Claudia Facini Reis – INSA
Ignacio Hernán Salcedo - INSA
Aldrin Martin Perez Marin - INSA
Delfran Batista dos Santos – IF BAIANO
Rafael Oliveira Batista - UFERSA
José Amilton Santos Junior - UFRPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário