quinta-feira, 23 de abril de 2015

Ciências Sem Fronteiras: Estudante do IF Baiano é destaque em universidade nos EUA

Foi contemplado com um certificado de excelência acadêmica, o estudante de Análise e Desenvolvimento deSistemas, Marllon Costa. O reconhecimento é da Western Illinois University, onde Marllon estudou no último ano, através do Programa Ciência Sem Fronteiras. O aluno foi nomeado na Dean's List, de melhores alunos da universidade. O critério é manter uma média de 3.6, numa escala de 0 a 4, o que equivale a uma nota 9, no sistema brasileiro de 0 à 10.

Marllon acredita que o reconhecimento representa o resultado do seu esforço. “Eu me sinto muito feliz, é muito bom está numa lista onde estão os melhores, acho que é o objetivo de cada um de nós, melhorar sempre”, disse. “Eu me preparava para estar sempre com os prazos em dia, isso é levado muito em conta lá nos Estados Unidos, a questão da pontualidade como os compromissos. Eu procurava, sempre que alguma atividade era passada, logo a solução e não deixando os prazos apertarem, isso me proporcionava ter tempo para questões pessoais e poder acompanhar o assunto em sala de aula sem muitos problemas”, complementou.

Ele conta que primeiro se preparou para universidade, cursando as matérias para aprimorar o inglês, para aprender escrever trabalhos acadêmicos em inglês e só depois começou a estudar os componentes curriculares de Ciências da Computação. Sua rotina mudava conforme o semestre e de acordo com as matérias que escolhidas. “ A minha rotina poderia ser modelada do jeito que eu quisesse nos últimos semestres lá, já que era eu mesmo que escolhia as matérias para cursar durante o semestre”, afirmou.

Além do desenvolvimento acadêmico que a experiência proporcionou, o estudante destaca a mudança de visão de mundo em contato também com pessoas de outras culturas. “Como a convivência com pessoas tanto americanas, francesas, árabes, italianas, alemãs e muitas outras culturas, pude absorver o que cada um pensa sobre o mundo. Entre as coisas que achei interessante foi a organização do país. Todos os serviços funcionam bem, inclusive os da universidade. Além disso, academicamente eu não tinha do que reclamar, pois tinha acesso a um grande material de pesquisa e livros na biblioteca, tanto online quanto presencial. Foi uma experiência realmente muito boa, onde eu pude me desenvolver não só academicamente, mas também pessoalmente”, concluiu.

O pai de Marllon, o eletricista Jorge Costa, demonstrou o orgulho e entusiasmo com o reconhecimendo obtido e atribui o sucesso do filho “à dedicação e determinação que ele possui diante dos estudos”, disse. “Sei da excelente qualidade do ensino que ele possui. Além disso, meu filho sempre relatou as oportunidades que teve, principalmente depois de iniciar o curso no IF Baiano, em Catu, tendo a oportunidade de trabalhar com excelentes professores e também ótimas oportunidades de projetos. Esperamos um futuro promissor com um bom emprego e carreira de sucesso”, complementou.

Fotos: Arquivo pessoal de Marllon Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário