segunda-feira, 13 de abril de 2015

Arte e Cultura para adquirir conhecimentos

A arte é um espaço conciliador que possibilita um diálogo efetivo com todas as esferas do conhecimento”. - Jamyle Souza, professora de Língua Portuguesa do Campus Valença


E foi contemplando várias áreas do conhecimento que o Campus Valença promoveu a Semana de Arte e Cultura, envolvendo os componentes curriculares de Língua portuguesa e Literatura, História, Artes, Redação e Metodologia Científica, Língua Espanhola e Língua Inglesa, além de estímulo à leitura. Demonstramos, na nossa Mostra Cultural, que a arte e a cultura são também espaços de acesso ao conhecimento e exercício da cidadania”, disse a professora Jamyle.


A mostra cultural contou com apresentações artísticas desenvolvidas pelos estudantes, além de sessões de cinema, oficinas de cordel, leitura, teatro, mesas-redondas, apresentações musicais e desfile de beleza negra. Estudantes, pais, professores, egressos, alunos de outras escolas e a comunidade puderam acompanhar as manifestações culturais, que aconteceram na próprio Campus e também no Centro de Cultura de Valença.


Júlia dos Santos, estudante de Agropecuária, pintou um painel para servir de cenário em uma apresentação da turma sobre o romance “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo.Pela primeira vez tive um trabalho meu exposto. Uma experiência extraordinária, porque nos tira do cotidiano de sala de aula, fazendo que nos interessemos, ainda mais, sobre os conteúdos. O conhecimento adquirido nos entusiasma para novos desafios, novas atividades voltadas para Arte e Cultura”, disse.


Festival da Canção - Os estudantes pesquisam, estudam e escolhem canções do período da Ditadura Militar e, com uma banda composta por professores do Campus, apresentam-se ao vivo. “A ideia é possibilitar a socialização do conhecimento histórico de forma divertida e, ao mesmo tempo, reviver a época dos Festivais da Canção”, disse a professora Fabiane Andrade.


Para Marilson Andrade, estudante de Agropecuária, o Festival e a Mostra Cultural são oportunidades para estimular outros métodos de estudos, além da sala de aula. “Foi possível conhecer e entender o que foi a história e muitos movimentos culturais que marcaram a história do Brasil. Através desta atividade, nós, os alunos, tivemos uma maior facilidade em trabalhar em grupo e nos expressar em público,” afirmou.


Vitrine LiteráriaSurgiu em 2012, quando os professores da área de linguagens do Campus Valença decidiram despertar o interesse pela Literatura e Artes, através de apresentações teatrais. A Mostra começou como algo simples e com o passar dos dias foi tomando uma dimensão que não esperávamos. A receptividade do trabalho, principalmente pelos talentos descobertos dentro do instituto, motivou-nos a continuar lutando para que ela ocorresse”, disse a professora Joseana Santana. “O resultado da primeira edição da Vitrine Literária permitiu confirmar a teoria de que se aprende melhor quando se está na posição de participante, em vez de espectador do conhecimento”, complementou a professora, Jamyle Souza.
 
Em 2014, com apoio do setor de bibliotecas do Campus, a Vitrine Literária passou a ser aberta para participação da comunidade e, neste ano, foi incorporada a Mostra Cultural. “Foi uma surpresa pois na nossa cidade não se vê muitos trabalhos envolvendo arte e cultura. Acho importante incentivar os alunos a mostrar os seus talentos. Não só eu, mas toda plateia se encantou com as apresentações e, com toda certeza, gostaríamos que tivesse mais uma vez. Acho que seria interessante abrir esse tipo de trabalho para o público em geral, com um horário acessível”, disse a visitante da Mostra Cultural, Eliene Cardoso.
 
A Mostra Cultural foi fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão, através de edital.


Os alunos se envolveram com tanta empolgação, cumplicidade e comprometimento que desenvolveram um excelente trabalho coletivo. Foi um processo em que a aprendizagem se deu de forma concreta, aliando a nossa prática: ensino/ pesquisa e extensão”. - Joseane Santana, professora

Implementamos o projeto para que ele se tornasse algo maior e que envolvesse toda a comunidade, escola, como também o público externo, de forma geral. Queríamos que o evento fosse atrativo e que trouxesse resultados reais”. - Lia da Silva, professora

Alunos que só conheceram os contos da literatura brasileira através de leitura, passam a dar vida a esses personagens e compreender toda trajetória histórica. Existe o empenho dos professores an utilização de metodologias diversificadas para dar um sentido real ao trabalho e a participação da família e gestão escolar, completando a comunidade acadêmica - Leonízia de Almeida, pedagoga


Outras notícias:
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário