quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Coordenadora de Projetos Estratégicos fala sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional

Aprovado em fevereiro pelo Conselho Superior, o Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI) passa a vigorar no IF Baiano até o ano de 2019. O documento serve de requisito para o reconhecimento e a avaliação dos cursos superiores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), além de ser necessário para o seu recredenciamento. Por meio dele, a instituição apresenta sua identidade: missão, filosofia, políticas e diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional, atividades acadêmicas e infraestrutura.

Nesta entrevista, a coordenadora Geral de Planejamento e Projetos Estratégico, Kelly Brito, fala sobre o PDI e as perspectivas de Desenvolvimento Institucional.


Bem Baiano - Quais as expectativas de desenvolvimento institucional para os próximos anos? O que é preciso realizar/melhorar, tomando como base o PDI?
Kelly Brito - O desenvolvimento de uma instituição perpassa eminentemente pela mudança, seja em sua organização interna quanto na sua imagem perante a sociedade. E o PDI dá conta disso, pois trata-se de um documento vivo e dinâmico que permite o direcionamento institucional, devendo ser revisitado em toda a sua vigência, considerando o contexto e as melhorias internas produzidas. Nessa perspectiva, o IF Baiano está preparado para tornar-se uma instituição eficiente e eficaz no cumprimento dos seus objetivos estratégicos e finalidades legais. O PDI é o nosso rumo, sobretudo, o planejamento estratégico, que será a nossa grande oportunidade de consolidar a nossa identidade. Além da sua potencialidade de gerar arranjos institucionais e gerenciais alinhados com a nossa missão institucional.


Bem Baiano - Um dos lemas do PDI 2015-2019 é “Identidade e Gestão para construção da Excelência”. O que isto quer dizer em termos práticos? O que significa em termos de gestão? E o que muda no cotidiano dos servidores e estudantes?
Kelly Brito - Identidade porque todo o nosso esforço está concentrado no fortalecimento da nossa identidade institucional. Porque queremos que o IF Baiano seja reconhecido de forma diferenciada em suas áreas de atuação. E gestão, porque sabemos que é preciso investimentos na melhoria da nossa organização administrativa e de pessoal para podermos dar sustentação à concretização dos nossos objetivos e finalidades.


Bem Baiano - Um dos objetivos estratégicos apontados pelo PDI é a “consolidação da identidade e imagem institucional”. Qual é a identidade que precisa ser consolidada? O que o documento aponta em relação a esta questão? E quais as estratégias que serão adotadas ou que o PDI prevê para alcançar este objetivo?
Kelly Brito - Penso que uma instituição se mostra como ela se vê. Portanto, mudanças no clima organizacional e na cultura são fundamentais para conseguirmos ter 'autoestima' organizacional. E mudanças são realizadas com diálogo, motivação e formação. Junto a isso, devemos investir pesado nas nossas áreas de atuação, na nossa visão de futuro que é sermos reconhecidos como uma instituição que realiza a sua oferta com qualidade, especialmente, quando se trata de tecnologias agrárias. Temos um quadro docente e de técnicos especializadíssimos nessa área e temos condições efetivas de sermos referência no estado e, porque não no país?
Nessa perspectiva, para alcançar este objetivo tenho consciência de que precisamos tratar a nossa comunicação organizacional como estratégica. Ela é a responsável por cuidar da nossa imagem e difundir as nossas ações e atuações.


Bem Baiano - Um outro objetivo é a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida do servidor, além de capacitação. Quais são as perspectivas para 2019, abarcadas pelo PDI?
Kelly Brito - A base de qualquer organização é a gestão de pessoal. E isso tem relação direta com o '‘desenvolvimento’' de pessoal para além dos nossos pagamentos, movimentação e benefícios. É sentir-se bem, valorizado e motivado com o trabalho que realiza. Acredito que a motivação pode ser fomentada…existem várias discussões que uma das maiores realizações do ser humano residem no seu contentamento profissional. E nós, internamente, podemos e devemos promover isso, que em a saúde, qualidade e bem-estar. A capacitação é uma previsão legal e direito de todos os servidores, além disso é um vetor de aprendizagem organizacional. O servidor capacitado sente-se valorizado e com maior capacidade de atuação. Precisamos investir em capacitação de forma que a progressão funcional seja somente consequência.


Bem Baiano - Haverá acompanhamento do cumprimento das metas, objetivos, estratégias? A comunidade também participa desse processo? De que forma?
Kelly Brito - Sim, com certeza! Todo planejamento deve ser acompanhado e avaliado para sabermos se ele produziu os resultados esperados. Estamos adotando um software público (geplanes) para acompanhamento do planejamento. A partir dele, poderemos acompanhar o cumprimento das nossas ações. Aqui, é interessante ressaltar que a comunidade acadêmica é responsável a todo tempo por acompanhar as ações da gestão.


Bem Baiano - Com a aplicação do PDI, o que você espera de mudança no IF Baiano? Em relação às ações institucionais, de funcionamento interno e/ou visão de mundo?
Kelly Brito - Bom, essa é uma pergunta difícil e sem resposta precisa. Digo isso, porque a base de qualquer organização são as pessoas e a instituição muda quando as pessoas aprendem e mudam conjuntamente. Por isso, a cultura organizacional é tão discutida quando se trata de mudanças e incrementações organizacionais. Para além desses aspectos, que são internos, esperamos um IF Baiano mais ousado, com uma forte atuação nos diversos territórios baianos, ampliando a oferta de ensino público de qualidade, produzindo pesquisa aplicada, inovando e transferindo tecnologias científicas e sociais para as comunidades que nos cercam. Este PDI (que é vivo e por isso, deve ser revisado nas suas necessidades) pretende ser o IF Baiano que queremos mostrar para a sociedade baiana e brasileira.


Outras notícias:



Nenhum comentário:

Postar um comentário