sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Grupo de estudos cria robô para atuação no campo

Através do grupo de estudos ZeusBits, estudantes do curso Técnico em Agropecuária sob orientação do professor Marcos dos Santos estão desenvolvendo um protótipo que visa diminuir os prejuízos causados por ataques a pequenas plantações. “A idéia surgiu a partir da observação de pequenos agricultores acerca do ataque constante de pássaros e animais às lavouras de milho, feijão”, disse o professor Marcos.


Os estudos iniciaram em 2013 e o robô está em fase de teste em uma lavoura da região de Santa Inês. É constituído de MDF e fontes de celular, a programação é feita através da plataforma Arduino para que o protótipo execute os movimentos dos braços e da cabeça. “Até o momento, observamos que o robô apresenta eficiência. Contudo, estamos enfrentado problemas em construir uma estrutura que suporte ficar exposta ao meio ambiente externo, no meio de uma lavoura”, disse Marcos.

Mesmo com estes desafios de adaptação, o projeto foi aprovado para participar da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia - Febrace. “O desenvolvimento deste robô tem grande relevância social, pois além de contribuir para a diminuição dos ataques à plantação, consequentemente, poderá contribuir para aumentar a produção de alimentos em pequenas propriedades rurais e oportunizar aos discentes construir soluções de baixo custo para a comunidade”, disse Marcos.


Para André Gomes, Elesson Oliveira e Rafael Queiroz, estudantes envolvidos no projeto, participar da Febrace é uma oportunidade de ampliar conhecimento e trocar experiências com outros jovens pesquisadores. Para eles, “os estudos não são apenas monotonia, mas também pode ser mais introvertido e divertido”, afirmaram. 

Estudante e professor falam sobre robótica, confira:


Fotos: Ascom/Reitoria e Marcos Pereira dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário