terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Política de Assistência Estudantil é debatida com os estudantes



Desde do ano passado, a Pró-Reitoria de Ensino vem discutindo com os estudantes a Política de Assistência Estudantil do IF Baiano. No fim do ano, foi criada uma comissão de revisão da Política, com a participação de representantes dos estudantes e das Comissões Locais de Assistência Estudantil. “Nesse sentido, foi feito um diagnóstico em todos os campi em relação aos Programas da Política (o que está dando certo, o que precisa melhorar, o que precisa ser criado). A partir de agora, serão eleitos os programas que devem ser mantidos e os que precisamos criar”, disse Helena Coura, diretora de Assuntos Estudantis do IF Baiano.

Na Política de Assistência Estudantil do Instituto estão previstos seis programas: de Assistência e Inclusão Social (Paise); Apoio à Diversidade e Ações Afirmativas; Assistência Integral à Saúde; Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico; Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer e Incentivo à Participação Política- Acadêmica. “Temos uma política fantástica, com seis programas. Apenas o Paise funcionava. Foi de suma importância a reunião com essa Comissão para que a partir de agora a gente faça se efetivar toda a política e não só um programa”, disse Adonay da Paz, estudante do Técnico em Agroecologia, em Valença e coordenador da Comissão Provisória para Constituição do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A última reunião da Comissão aconteceu no fim do ano passado, quando se deu a conclusão do Edital do Paise, sob a apreciação jurídica. A próxima está prevista para março, no Campus Catu. Uma novidade na pauta é a organização do II Encontro Nordestino da Assistência Estudantil, que acontecerá em Salvador.

Encontro Nordestino de Assistência Estudantil - Foi também no final do ano passado que aconteceu o I Encontro Nordestino de Assistência Estudantil - ENAE, com o tema "Construindo caminhos para a a atuação na Assistência Estudantil". O encontro reuniu estudantes e servidores públicos que atuam na Assistência Estudantil que, através de debates, mesas redonda, palestras e rodas de conversa, discutiram sobre os desafios e rumos dessa política, visando traçar caminhos para uma atuação integrada.

Na oportunidade, foi apresentado pela Assistente Social do IF Baiano, Nívia Costa, os resultados de uma pesquisa feita com os estudantes do curso Técnico em Agropecuária, modalidade Proeja, no Campus Santa Inês. “A evasão no Proeja só pode ser enfrentada se existir parceria com a Assistência Estudantil, porque os estudantes do Proeja vivem em situação de vulnerabilidade social e sem residência estudantil, restaurante estudantil e bolsa mensal, eles não poderiam estudar”, disse.

O curso Proeja em Santa Inês é oferecido com a metodologia de alternância: o estudante passa uma semana de tempo escola e uma semana de tempo comunidade. “O curso é um sucesso absoluto. Dos 28 estudantes que ingressaram, 24 estarão concluindo”, declarou Nívia.

Movimento Estudantil no IF Baiano - O movimento Estudantil no IF Baiano vem sendo organizado por uma Comissão Provisória para constituição do DCE. “A gente tem conhecido o Instituto. Estamos na fase de organização, de se conhecer e de conhecer a casa que a gente está. Temos levantando demandas, mas a gente tem discutido principalmente a assistência estudantil e a diversidade dos campi, que é muito grande”, disse Maria Oliveira, coordenadora do Centro Acadêmico do Tecnológico em Agroecologia, em Uruçuca, e membro da comissão provisória.

O membros da comissão estiveram reunidos neste mês para discutir a participação de estudantes do IF Baiano na Bienal da Une, além da organização do encontro de entidades de base do Instituto. “Temos o apoio muito grande da Proen na viabilização desses encontros. O assunto geral de todos os estudantes tem sido a Assistência Estudantil, fora as questões estruturais dos campi que tem uma divergência muito grande de um campus para outros”, falou Maria Rosa. “Estamos nesse desafio de fazer uma Assistência Estudantil melhor para os estudantes. Uma das questões discutidas foi a questão da regularização dos auxílios eventuais, a contemplação dos auxílio durante os doze meses, o período letivo e o aumento das bolsas”, complementou Jeferson Santos, estudante do curso Manutenção e Suporte em Informática, membro da Comissão Provisória e do Consup.

Membros da Comissão Provisória para constituição do DCE:

Adonay da Paz -  Campus Valença
Giliarde Alves dos Reis - Campus Guanambi
Jeferson Conceição dos Santos - Campus Governador Mangabeira
Maria Rosa de Freitas Oliveira - Campus Uruçuca


Fotos: Ascom/Reitoria e Arquivo da Proen

Nenhum comentário:

Postar um comentário