segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

IF Baiano firma termo de cooperação com a Bahia Pesca

Através do Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado (CVTT), vinculado à Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia), o IF Baiano oferecerá capacitação e educação profissional, voltadas para as comunidades locais. O Acordo de Cooperação foi assinado na inauguração do CVTT, em meados de janeiro, na cidade de Santo Amaro.(Saiba mais)

Acredito que podemos promover a sustentabilidade da pesca e da aquicultura, através do desenvolvimento de cursos e pesquisas aplicadas à atividade, melhorando as condições de trabalho e renda do Pescador Artesanal e do Aquicultor da Agricultura Familiar”, disse o professor e coordenador do Acordo de Cooperação no IF Baiano, José Rodrigues.

Representantes do IF Baiano na inauguração do CVTT
Uma das ações é a promoção do curso “Capacitação em Beneficiamento e Comercialização de Pescados”, voltado para pescadores, marisqueiras, colônia dos pescadores, comerciantes de pescados em feiras-livres, comunidades ribeirinhas e funcionários de empresas de beneficiamento de pescados do Estado da Bahia. A princípio, a proposta envolve as comunidades acadêmicas dos Campi Catu e Governador Mangabeira do IF Baiano, situados na Região do Recôncavo Baiano, que oferecem cursos técnicos na área de Processamento de Alimentos.

Existe a possibilidade de outros campi do IF Baiano integrarem novos projetos, dentro do Acordo de Cooperação, pois temos um amplo espectro de recursos humanos que podem contribuir desde a criação de peixes, beneficiamento mínimo de pescados, até a criação de novos produtos incluindo a gastronomia”, disse José Rodrigues.

Profª do IF Baiano, Lidia Moura, e governado do Estado, Rui Costa
O Acordo visa garantir a formação continuada de docentes, técnicos e profissionais da pesca/aquicultura, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de disseminar o conhecimento sobre beneficiamento de pescados entre os trabalhadores do ramo, criando multiplicadores dos saberes técnicos.
 
Gostaria de destacar a importância desta parceria para o IF Baiano, em especial para os Campi de Catu e Governador Mangabeira, pois nossos estudantes terão a oportunidade de realizar estágios, bem como, pesquisas e monitorias sob a coordenação dos nossos professores, utilizando uma infraestrutura nova e muito bem equipada”, concluiu José Rodrigues.

CVT – Os Centros de Vocacionais Tecnológicos visam o fortalecimento dos sistemas locais e regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação, integrando de forma estratégica os atores locais e promovendo o desenvolvimento econômico e social sustentável. É de iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

Fotos: Arquivo pessoal de José Rodrigues

Outras notícias:

Secretário de Agricultura visita o primeiro centro vocacional da Bahia voltado à pesca

Nenhum comentário:

Postar um comentário