A
edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação(Connepi) 2015
chegou à
décima edição. Durante o período de 30 de novembro a 3 de dezembro, pesquisadores e estudantes estiveram, no Acre, para prestigiarem e acompanharem as discussões relacionadas a Inovação e Empreendedorismo.
décima edição. Durante o período de 30 de novembro a 3 de dezembro, pesquisadores e estudantes estiveram, no Acre, para prestigiarem e acompanharem as discussões relacionadas a Inovação e Empreendedorismo.
Promovido
pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e
pela
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
do Ministério da Educação (MEC),
o
evento é realizado a cada ano em um estado
diferente de uma das duas regiões. Neste
ano, organizado
pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC),
o
Congresso
trouxe
a
debate como
as melhorias tecnológicas podem inovar empresas, mercados, modelos
de negócios, métodos organizacionais e novos produtos, processos ou
serviços.
Para
o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), o
momento foi de reconhecimento de sua produção científica. Os
projetos “Qualidade
fisico-química e microbiológica do leite cru produzido no distrito
de Ceraíma, Guanambi-BA” (Rafaela
Rodrigues) e “Construção
de mapa de estradas municipais como prática pedagógica para o uso
de geotecnologias” (Márcio Rios) ficaram
em 3o lugar na
apresentação de pôsteres e na
apresentação oral, respectivamente. “Os
resultados desse trabalho ganham importância à
medida em que sugere o desenvolvimento de atividades de
geotecnologias capazes de confeccionar produtos originais e de grande
importância social, utilizando conhecimentos introdutórios com
recursos acessíveis e gratuitos”, pontuou
Rios.
Na
percepção dos estudantes, Natália
Silva, 6o
semestre do
curso de
agropecuária (integrado), foi
a
oportunidade de ter “contato
com a cultura local e de outros estados brasileiros, assim como poder
explicar as pessoas minha forma alternativa de pesquisa. Uma
oportunidade de difusão de pesquisas e oportunidades de compartilhar
conhecimentos com colegas das instituições”, explicou.
Já
Ícaro Costa, 2o
semestre do
curso
de agropecuária (integrado), a
possibilidade de “conhecer novas ideias e trabalhos científicos
inovadores”, destacou.
“É muito recompensador desenvolver uma pesquisa científica e ter a chance de apresentá-la em eventos como esse e ter o devido reconhecimento bem como poder ter acesso a outras pesquisas”
- Ytallo Martins, estudante de florestas (Campus Teixeira de Freitas)
Em
entrevista ao Bem Baiano, o professor Márcio Rios conversou
sobre
seu
trabalho científico (objetivo, importância, resultados)
que
recebeu premiação em 1° lugar
em Ciências
Humanas
e 3° lugar
na classificação geral.
Bem
Baiano – O
trabalho apresentado é fruto de trabalho de pesquisa?
Márcio
Rios - Foi
fruto de atividade de extensão contemplada no edital n°
001/2013/PROEX/IF
Baiano,
intitulado
“Mapeamento
de povoados e estradas vicinais do município de Serrolândia-BA com
uso de geotecnologias: Ferramenta pedagógica nas escolas
municipais”,
desenvolvido ao longo do ano de 2014.
A
primeira etapa do projeto foi relacionado à
atividade de pesquisa, isto é, atualização do Mapa do IBGE do
município de Serrolândia (ênfase nas estradas vicinais) a partir
de diversas visitas de campo com GPS de navegação e trabalho no
laboratório de Geoprocessamento do Campus
Senhor do Bonfim, utilizando o Software QuantumGis (Um Sistema de
Informação Geográfica / Software para Mapeamento).
A
segunda etapa foi a atividade de extensão na qual foi promovida um
curso de capacitação de alguns professores do município de
Serrolândia (localizado a 300 Km de Salvador) em iniciação ao
QuantumGis associado ao trabalho de atualização do mapa municipal
realizado na etapa anterior. O projeto foi desenvolvido em um
ano (2014).
Bem
Baiano – Proposta
da pesquisa?
Márcio
Rios - Construir
um mapa e um banco de dados digital atualizado do município de
Serrolândia-BA, contendo rodovias, estradas vicinais, distritos,
povoados e principais localidades rurais a partir de softwares
livres e de fácil acesso (QGIS 2.0 e Google Earth), para, em
seguida, utilizar como ferramenta pedagógica na capacitação de
professores de geografia do município de Serrolândia na iniciação
aos conhecimentos sobre geotecnologias e cartografia digital.
Buscou inserir o uso das
geotecnologias em escolas públicas a partir da construção de
oportunidades de acesso para os docentes interessados. Oferecemos uma
oficina atrelada ao cotidiano social e local dos professores, o que
gerou uma forte motivação na aprendizagem (trabalhar com a
cartografia local). O projeto se destacou pelo do uso de ferramentas
gratuitas como o aplicativo Google Earth e o software Quantum GIS,
somadas a outras de baixo custo como um receptor GPS de Navegação e
um simples microcomputador.
As atividades realizadas também contribuíram na atualização das informações sobre a malha de estradas existentes no município. O conhecimento das estradas vicinais, a partir do mapeamento, é certamente um instrumento fundamental para controle, manutenção e fiscalização, acarretando um significativo ganho para gestão do território municipal. Deve-se levar em consideração que a atualização cartográfica não é um tópico apenas de interesse técnico, mas sobretudo de interesse econômico e social.
As atividades realizadas também contribuíram na atualização das informações sobre a malha de estradas existentes no município. O conhecimento das estradas vicinais, a partir do mapeamento, é certamente um instrumento fundamental para controle, manutenção e fiscalização, acarretando um significativo ganho para gestão do território municipal. Deve-se levar em consideração que a atualização cartográfica não é um tópico apenas de interesse técnico, mas sobretudo de interesse econômico e social.
Bem
Baiano – Resultados
alcançados com a pesquisa?
Márcio
Rios -
Verificou-se
significativas diferenças entre as estradas exibidas no mapa do IBGE
(mais de 30 anos) e as atualizados nesse trabalho (condizente com a
atual realidade). Estradas que surgiram, percursos que sofreram
modificações e estradas extintas foram devidamente ajustadas,
produzindo um novo mapa em escala de 1:70.000 (por exemplo, numa
pequena área de 82 Km² ocorreu a inserção de 20 novos trechos e a
exclusão de 12 trechos).
A
partir desse material, a Prefeitura e outras instâncias possuem
informações organizadas em SIG que dispõe de um banco de dados de
fácil atualização e alteração. Foi produzido um material
cartográfico bastante didático, podendo facilmente ser apropriado
pedagogicamente pelos professores do ensino básico durante suas
aulas, contribuindo nas discussões a respeito da cartografia do
município e das condições geográficas locais.
Professores
que participaram da oficina não utilizavam o mapa do município e
nunca utilizaram geotecnologias em suas aulas e, a partir deste
trabalho, apontaram no sentido de estarem motivados a fazerem uso
dessas ferramentas em suas atividades pedagógicas.
Bem
Baiano – Participações
anteriores no Connepi?
Márcio Rios - Já participei de outros apenas enviando artigo (foram apresentados pelo aluno do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, bolsista de Iniciação Científica e coautor dos trabalhos Bruno Silva Guirra): IX CONNEPI em São Luiz-MA (2014) com o tema “Aspectos socioeconômicos como Indicadores de desertificação no médio curso da bacia do Rio Salitre / Campo Formoso – BA”; e VIII CONNEPI em Salvador-BA (2013) com o tema “Marcas erosivas nos solos como indicadoras de desertificação no médio curso da bacia do Rio Salitre / Campo Formoso – BA”.
Márcio Rios - Já participei de outros apenas enviando artigo (foram apresentados pelo aluno do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, bolsista de Iniciação Científica e coautor dos trabalhos Bruno Silva Guirra): IX CONNEPI em São Luiz-MA (2014) com o tema “Aspectos socioeconômicos como Indicadores de desertificação no médio curso da bacia do Rio Salitre / Campo Formoso – BA”; e VIII CONNEPI em Salvador-BA (2013) com o tema “Marcas erosivas nos solos como indicadoras de desertificação no médio curso da bacia do Rio Salitre / Campo Formoso – BA”.
Participantes
do projeto: Márcio
Daniel e Alice Mota (3o
semestre do curso técnico
em agropecuária
-
2014)
“Gostei de ter conseguido passar o principal foco de sensibilização ambiental, encontrado em meu artigo, já que há poucas informações sobre difusão de minhocas no país”
- Natália Silva, estudante de agropecuária (Campus itapetinga) -
Apresentação
oral (artigos):
- Avaliação higiênico sanitário da praça de alimentação da feira livre da cidade de Guanambi – BA (Aureluci Alves de Aquino);
- Construção de mapa de estradas municipais como prática pedagógica para o uso de geotecnologias (Márcio Lima Rios / Daniel Vilas Boas dos Santos / Alice Mota Lima);
- Difusão da prática de minhocultura em recipientes fechados como instrumento de sustentabilidade ambiental na região de Itapetinga, BA (Natália Santos Silva);
- Modelagem matemática aplicada à elaboração de um programa – determinando os dias de Sol a pino (Thales Cerqueira Mendes).
Apresentação
em pôster (artigos):
- Caracterização físico-química e análise sensorial do biscoito (Ana Paula Gomes dos Santos);
- Perfil do consumidor de lanches comercializados na feira livre da cidade de Caetité – BA (Ana Paula Gomes dos Santos);
- Perfil higiênico sanitário da praça de alimentação da feira livre da cidade de Palmas de Monte Alto – Bahia (Estefania Prates Rodrigues);
- Diagnóstico das condições higiênico sanitárias da praça de alimentação da feira livre de Caetité – Bahia (Estefania Prates Rodrigues);
- Extração de nutrientes da palma forrageira sob diferentes espaçamentos e adubações (Evilasio dos Santos Souza, Milton Celso Padilha Junior, João Abel da Silva);
- A Feira de Ciências de Catu: vivências dos estudantes de um Centro Estadual de Educação Profissional (Henrique Cardoso Silva, Marcelo Souza Oliveira);
- Análise físico-química e parasitológica da água do Instituto Federal Baiano – Campus Itapetinga (Ícaro Assunção Costa, Flávio Mendes de Souza);
- Características físico-químicas de frutos de genótipos de umbuzeiro (Igor Souza de Brito);
- Convivência com o semiárido: elaboração de néctar funcional. Néctar com frutos da caatinga (Jhonatan Bento da Silva);
- Análise microbiológica de fatiadores de frios em estabelecimentos comerciais no município de Guanambi-BA (Larissa Soares);
- Qualidade microbiológica de abóboras (Cucurbita Moschata Duch) minimamente processadas na feira livre de Guanambi – BA (Larissa Soares);
- Desenvolvimento e aceitação sensorial de biscoito tipo cookie de maracujá-do-mato (passiflora cincinnata);
- O IF Baiano e a pós-modernidade: refletindo elementos de baianidade na contemporaneidade na região (campus) de Senhor do Bonfim (Marcos Cajaíba Mendonça);
- Abelhas sem ferrão (apidae; meliponini) residentes no Campus do IF Baiano de Governador Mangabeira, Bahia, Brasil (Marília Dantas, Michele dos Santos Ferreira, Mileide dos Santos Ferreira, Sirleide da Silva Conceição, Emylle de Araújo Dias);
- Protagonismo juvenil e interação através do projeto informativo do Campus Teixeira de Freitas (Miquéias dos Santos Rocha);
- Análise organizacional em um empreendimento hoteleiro de médio porte na cidade de Ilhéus-BA (Monique Gomes Belém);
- Avaliação microbiológica das bandejas e utensílios utilizados no refeitório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi (Rafael da Silva Rodrigues);
- Qualidade físico-química e microbiológica do leite cru produzido no Distrito de Ceraíma, Guanambi-BA (Rafaela da Silva Rodrigues);
- Qualidade microbiológica da alimentação servida no refeitório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi (Rafaela da Silva Rodrigues);
- Quintas ecológicos no povoado de Aroeiras, Caetité – BA (Sérgio Teixeira da Silva, Cláudio Roberto Meira de Oliveira);
- Lei da gravitação universal de Newton aplicada à iniciação científica no ensino médio (Thales Cerqueira Mendes, Amanda Alencar de Melo, Maisa Ferreira da Silva Martins);
- Análise do crescimento de plantas alternativas que podem ser utilizadas para recomposição e recuperação de áreas degradadas (Ytallo Matheus Martins Santos, Rafael Thales da Silva Magalhães. Matheus Ítalo Bomfim Aragão, Kethlin de Carvalho Santos Romão, Beatriz Oliveira dos Santos, Rodney Alves Barbosa).
“Os
alunos perceberam a simplicidade que é matemática e a sua relação com
o nosso dia a dia”
(Rodney Barbosa, professor de Matemática)
(Rodney Barbosa, professor de Matemática)
“Meu
principal objetivo é que, com minhas descobertas e os trabalhos
científicos por mim desenvolvidos, eu possa fazer contribuições
para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e para a química”
-
Ícaro Costa, estudante de agropecuária (Campus Itapetinga)-
Fotografia: Acervo pessoal (servidores e estudantes)
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