“Os alunos que
participaram saíram do minicurso relatando mais confiança para
executarem as tarefas realizadas”, relatou Ana Cláudia Souza,
coordenadora do Projeto Velho Chico Digital que iniciou suas
atividades, em dezembro, no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) –
Campus Bom Jesus da Lapa.
Com
o desafio de melhorar a
qualidade de vida e inserir
o estudante do campus
no mundo tecnológico, o
Projeto começou com a oferta do
minicurso “Manipulação de pastas e arquivos” cujo objetivo
era “ensinar ao participante como criar, copiar, recortar, colar e
localizar pastas e arquivos, além de dar dicas de como utilizar
corretamente o pendrive”, explicou
Souza.
A
professora disse que notava a
dificuldade de muitos
estudantes em lidar com a tecnologia e,
em alguns casos, gerava até evasão.
“Alguns alunos chegam sem conhecer o computador e, em uma turma com
quarenta alunos, nem sempre o professor consegue atender as demandas
mais simples. O que leva ao aluno, que não tem conhecimentos
básicos, ficar de certa forma perdido e desestimulado”, explicou
Ana.
Por
isso, através do Programa de Incentivo
a Aprendizagem (PINA), teve a ideia de
ofertar capacitação e assessoramento no uso de ferramentas
digitais computacionais por meio de acesso a laboratório
de informática
com a devida assistência; uso correto
de equipamentos computacionais,
acessórios periféricos (a
exemplo do pendrive)
e sistemas
operacionais
Windows 7 e Ubuntu; promoção de
minicursos.
Segundo
Ana Cláudia, Bom Jesus da Lapa é
uma região com muita diversidade sociocultural. “Encontramos
indivíduos com total acesso a novas tecnologias e, ao mesmo tempo,
nos deparamos com aqueles que não possuem luz elétrica em suas
residências”, falou. Assim,
nesse primeiro momento, o minicurso
atendeu apenas a comunidade interna
(estudantes dos cursos técnico
em agricultura
- subsequente
e informática
- subsequente;
engenharia agronômica
- bacharelado;
inovação
social com
ênfase em
agroecologia
e economia
solidária
- especialização;
assistente
administrativo
- Pronatec
e agricultor
orgânico -
Pronatec).
Existe
uma expectativa de, no próximo ano,
abranger comunidades do Território Velho Chico, além
de ampliar a oferta de minicursos
para "Como
construir seu relatório de estágio" e "Como construir uma
planilha de controle de gastos".
“O
principal impacto será o aluno conseguir armazenar seus trabalhos,
estudar
com o material passado e construído em sala”
-
Ana Cláudia, professora -
- Identificação das partes do computador;
- Localização de programas, pastas e arquivos;
- Utilização de mouse, teclado e atalhos;
- Criação, cópia, movimentação, renomeação e remoção de pastas e arquivos;
- Compactação e descompactação de arquivos;
- Utilização de pendrives.
Equipe:
Ana
Cláudia Souza (coordenadora do Projeto) - Professora
EBTT – Informática e coordenadora do curso técnico em informática
(modalidade subsequente)
Érica
e João Paulo (bolsistas)
Fotografia: Roberto de Carvalho Ferreira
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