quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Campus Santa Inês amplia oferta de cursos



Até 2009, o campus Santa Inês oferecia três cursos técnicos em Agropecuária, em Zootecnia e em Alimentos. De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento Educacional do Campus, eram aproximadamente 390 alunos e apenas 28 docentes. Em 2010, a Agrotécnica transforma-se em campus do Instituto e passa a oferecer Licenciatura em Biologia e em Geografia e Bacharelado em Zootecnia. 

Aliada a expansão do ensino para o nível superior, novos cursos estão sendo ofertados na modalidade à distância: Serviço Público, Agente Comunitário e Eventos (Confira edital do Processo Seletivo para cursos à distância no IF Baiano).

Atualmente, são 11 cursos no campus Santa Inês, totalizando 1137 educandos, sendo 396 matriculados no Ensino Superior. Além de ampliar as vagas, desejo ao IF Baiano maior interação com as comunidades locais e seus arranjos produtivos, para se consolidar cada vez mais como uma instituição de ensino de qualidade no interior da Bahia”, afirma André Vasconcelos, diretor de Desenvolvimento Educacional.

É nesta perspectiva que o campus oferece o curso de Técnico de Alimentos, na modalidade Proeja. Este curso é o primeiro do Brasil que é direcionado para agricultores e filhos de agricultores na Rede Federal de Ensino, com uma metodologia que permite ao estudante passar um tempo na escola e outra com a comunidade. Há também o curso Técnico em Informática para aqueles que já concluíram o Ensino Médio, contribuindo para recolocação no mercado de trabalho.

O ingresso na graduação é anual, realizado por meio do Sisu. Para o ingresso nos cursos técnicos são realizados processos seletivos.



Um comentário: